Grande parte dos anúncios que você é impactado vem do Google, tanto nas buscas no site quanto em portais e, até mesmo, no YouTube. Essa plataforma se chama Google Adwords (ou Google Ads). Por lá, é permitido fazer um filtro para quem, onde e quando aparecer os anúncios.
Por exemplo, você pode segmentar o seu anúncio por gênero, faixa etária e grupos de interesse. Nos resultados de pesquisas feitas na própria plataforma também é possível realizar a segmentação através de grupos de termos (por exemplo, loja de roupa infantil em Belo Horizonte, restaurante italiano em Ouro Preto).
Que tal começar a divulgar o seu negócio pelo Google? Caso queira saber mais, veja o passo a passo a seguir:
Como eu consigo criar um anúncio no Google via resultado de pesquisa?
Esse tipo de anúncio é apresentado em forma de resultado de busca. Basta criar uma chamada respeitando os limites de caracteres impostos pelo Google. Para começar, primeiro é necessário se cadastrar-se (gratuitamente) na ferramenta de anúncios do Google (com um e-mail do Gmail). Feito o login, basta seguir o passo a passo:
- No Menu de páginas à esquerda, clique em “Anúncios e extensões”.
- Clique no botão de adição e selecione a opção “Anúncio de texto”.
- Insira um URL final, o texto do título, o texto de descrição e o texto dos campos “Caminho” opcionais. Conforme você digita, versões para computador e para dispositivos móveis do anúncio são exibidas instantaneamente na “Visualização de anúncios”.
- Quando você estiver satisfeito com seu novo anúncio de texto, clique em “Salvar anúncio”.
O pagamento pode ser realizado através de boleto bancário ou cartão de crédito. Sem inserir uma forma de pagamento, não é possível iniciar a campanha de anúncio.
Como eu consigo criar um anúncio no Google via Display?
A campanha pode ser criada na mesma ferramenta dos anúncios via resultados de pesquisa. A Rede de Display te ajuda a atrair a atenção dos usuários na etapa mais inicial do ciclo de compra. Você exibe os anúncios antes de as pessoas começarem a pesquisar os produtos e serviços que oferece, o que pode ser uma vantagem, dependendo da sua estratégia geral de publicidade. Também é possível lembrar os usuários sobre os itens em que eles têm interesse, como no caso do remarketing para as pessoas que já visitaram seu site ou aplicativo. Para saber sobre os formatos e especificações das peças criativas, acesse o site do Google Ads.
É possível anunciar de graça no Google?
Sim e não. E vamos explicar. Não é possível realizar a divulgação do seu negócio via Google Display ou resultado de pesquisa, conforme falamos anteriormente. Mas o Google elaborou uma ferramenta chamada Google Meu Negócio. Essa plataforma permite que sejam exibidas informações sobre o seu estabelecimento, como telefone, endereço, fotos, avaliações dos clientes e horário de funcionamento. Para cadastrar, basta criar a sua conta no Google clicando aqui.
É muito caro divulgar no Google?
A cobrança dos anúncios do Google Ads se dá de duas formas basicamente. A primeira delas é o que chamamos de CPM – Custo Por Mil. Neste caso, o anunciante paga por lotes de mil exibições do anúncio. A segunda modalidade de cobrança é pela metodologia de CPC – Custo Por Clique. Neste caso, o anunciante paga um determinado valor cada vez que o seu anúncio é clicado quando for exibido nas páginas de respostas do buscador.
É preciso estar sempre atento aos novos meios de divulgação, principalmente no ambiente digital. Mãos à obra!
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