Como começar a empreender na área de beleza em 2024 e ter um negócio de sucesso?
Especialista fala sobre passos fundamentais para quem deseja mudar de vida por meio do empreendedorismo, seja fazendo renda extra ou abrindo o próprio negócio
Ano Novo, vida nova e o empreendedorismo pode ser a porta de entrada para as mudanças profissionais que tantas pessoas desejam viver em 2024. Isto porque, de acordo com a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), 67% dos brasileiros entre 18 e 64 anos já têm um negócio ou pensam em ter. São 51 milhões de pessoas interessadas em começar a empreender em até três anos, e o país ocupa a oitava posição no ranking mundial das nações com mais empreendedores.
Com expectativa de crescimento de US$ 4,72 bilhões até 2027, segundo estudo da empresa de pesquisas Technavio, o mercado de beleza brasileiro é uma área promissora para quem deseja empreender, visto que as possibilidades de atuação contemplam tanto pessoas que pretendem abrir o próprio negócio, quanto as que pensam em fazer renda extra.
“O ramo de beleza coloca à disposição dos profissionais formas variadas de atuação, é possível se especializar de acordo com as preferências e expectativas profissionais, escolhendo entre trabalhar com cabelos, unhas, maquiagens e várias técnicas específicas em cada especialidade, por exemplo”, afirma Danielle Bornea, diretora da área de pesquisa e desenvolvimento do Instituto Embelleze, rede de escolas profissionalizantes na área da beleza.
À frente da área de pesquisa do Instituto Embelleze, empresa que atua há mais de duas décadas no mercado e com mais de dois milhões de profissionais de beleza formados, Danielle destaca três passos fundamentais para quem deseja iniciar no mercado de beleza ou escalar resultados em um negócio já em funcionamento:
1) Capacitação para dominar técnicas e acompanhar novas tendências
“O estudo é o primeiro passo para crescer em qualquer profissão, seja para iniciar em uma nova área ou para se atualizar e acompanhar as tendências de mercado”, ressalta Bornea. A especialista reforça ainda que a prática do dia a dia é importante, mas a teoria aprofundada também tem seu papel na formação de profissionais qualificados que se destacam no mercado e conquistam clientes com uma visão completa capaz de suprir suas demandas e acompanhar as tendências.
Conciliar os estudos com o trabalho é uma tarefa desafiadora, por isso, Bornea afirma que “os cursos profissionalizantes são opções estratégicas para ter uma formação sólida focada no mercado de trabalho, que capacita o profissional de forma mais rápida e menos onerosa do que um curso de graduação, por exemplo”.
2) Planejamento para fazer a transição para o empreendedorismo
Mudar de carreira é uma ação complexa por si só, e quando a mudança inclui a troca do trabalho CLT pelo empreendedorismo, o planejamento é ainda mais importante para garantir que tudo ocorra bem. Por segurança, é recomendado organizar todas as despesas e ter uma reserva financeira antes de fazer a transição para PJ, a fim de se resguardar diante de intercorrências futuras.
“No Instituto Embelleze, temos um workshop específico sobre empreendedorismo em que os alunos podem ter um contato prévio com assuntos importantes sobre o assunto, é importante despertar este lado voltado para gestão do negócio”, afirma Bornea.
3) Decisão entre franquia ou marca própria
Quando chegar a hora de abrir sua própria empresa, estas duas opções devem ser analisadas com cuidado. Optar por uma franquia na área de beleza garante que o empreendedor entre no mercado com uma marca conhecida e com estrutura e modelo de negócio já consolidados. Por outro lado, iniciar uma marca própria permite criar sua ideia de negócio do zero, com mais liberdade. É preciso pensar sobre o assunto alinhando expectativas, objetivos e necessidades.
Sobre o Instituto Embelleze
Considerada a maior rede de escolas profissionalizantes na área da beleza da América Latina, o Instituto Embelleze foi fundado em 1998 para qualificar e certificar profissionais que buscam extrair o melhor do mundo da beleza e inspirar as pessoas ao seu redor. Desde então, a marca já formou mais de 2 milhões de profissionais e tem mais de 150 mil alunos inscritos em cursos de suas unidades, que estão presentes em 99% dos estados brasileiros e não param de crescer.
Facebook
Twitter
Google+
YouTube