Programa de Iniciação Científica
Para uma formação diferenciada, é indispensável o envolvimento do estudante em atividades de Pesquisa, durante a graduação. Esse envolvimento relaciona-se diretamente com a aprendizagem, o desenvolvimento de habilidades e competências para a empregabilidade, já que o trabalho de Pesquisa está ligado à busca de soluções de problemas e aumento da criatividade e criticidade, assim como a produção de conhecimentos e sua aplicação para a inovação, sustentabilidade e melhoria da qualidade de vida das pessoas, além do exercício da cidadania. Se você tem interesse em se destacar, participe do Programa de Iniciação Científica do UNIARAXÁ.
Como participar?
Como voluntário ou bolsista – neste caso, recebendo mensalmente uma bolsa financiada por agências de fomento à Pesquisa; por até 12 meses.
Fique de olho nos Editais para o processo seletivo para bolsistas na página da Pesquisa no site do UNIARAXÁ ou pelo Facebook (www.facebook.com/iniciacaocientificauniaraxa).
Os acadêmicos voluntários podem enviar seus projetos à Coordenadoria de Pesquisa a qualquer momento.
Equipe EAD UNIARAXÁ busca novos conhecimentos
Ontem (06), a equipe da EAD UNIARAXÁ reservou um espaço entre as atividades diárias para construir novos conhecimentos. O jornalista Raphael Rios esteve na Instituição e conversou com e equipe sobre “A Comunicação do Professor de EAD: da voz à oratória e postura”. A troca de experiências e saberes garantiu aos colaboradores do Centro Universitário dicas importantes para as gravações das vídeo-aulas dos cursos EAD da Instituição.
Projeto Fazendo a Minha História em clima de Natal!
Concurso escolhe projeto para a nova lanchonete do UNIARAXÁ
A Fundação Cultural de Araxá (FCA) e o Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo do UNIARAXÁ promoveram, via edital, um concurso para a escolha do projeto da nova lanchonete da Instituição. Participaram estudantes dos mais variados períodos do curso de Arquitetura e Urbanismo.
A banca julgadora analisou os cinco projetos inscritos. Após a análise, cada membro da bancada, composta por representantes da FCA e do UNIARAXÁ, fez a avaliação de cada projeto de forma independente. Pela somatória da pontuação obtida chegou-se ao projeto vencedor, que recebeu um prêmio de R$ 4mil.
O projeto, de autoria dos acadêmicos Antônio Oliveira Menezes e Laura de Souza Jorge, será encaminhado à FCA para andamento do processo executivo.
Acadêmico do UNIARAXÁ recebe Prêmio de Incentivo à Preservação Ambiental
Fechamos a edição de hoje com uma notícia que deixou toda a Comunidade Acadêmica regada de orgulho e alegria. O aluno David Silva Alexandre, do 6º período do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, participou do 18º CONIC – Congresso Nacional de Iniciação Científica – realizado nos últimos dias 30/11 e 1º/12, em São Paulo (SP). No evento, o estudante apresentou sua pesquisa desenvolvida em um córrego de Araxá. O trabalho foi premiado como Melhor Pesquisa de Incentivo à Preservação Ambiental; e, ficou em 2º lugar, na categoria de Ciências Exatas e da Terra.
O Projeto de David Alexandre foi desenvolvido, no ano de 2017; e, finalizado em 2018. O Trabalho consiste em verificar o potencial de plantas aquáticas em tratar águas contaminadas com esgoto doméstico. O aluno participou do Programa de Iniciação Científica do UNIARAXÁ, na modalidade Voluntária; ou seja, ele não recebeu bolsa de Entidades de Fomento e desenvolveu todo o Projeto Científico, com seu trabalho em tempo integral.
A premiação do trabalho no evento é símbolo da importância da Pesquisa na construção de conhecimentos durante a graduação. Além de David, outros 12 acadêmicos do UNIARAXÁ apresentaram seus Projetos de Iniciação Científica. Todos foram elogiados pelos avaliadores do Congresso.
Facebook
Twitter
Google+
YouTube