Inscrições abertas para oficina: Construção de Narrativas Visuais em Fotografia
Curso gratuito será ministrado pelo renomado Valdemir Cunha entre os dias 8 e 10 de dezembro
Estão abertas as inscrições para a oficina: Construção de Narrativas Visuais em Fotografia, que acontece nos dias 8, 9 e 10 de dezembro, no Centro de Referência da Cultura Negra. As aulas gratuitas são uma oportunidade de aprender técnicas de fotografia com o editor Valdemir Cunha, que ministrou cursos em escolas municipais e estaduais de todo o Brasil.
No primeiro dia, sexta-feira (08/12), a aula será aberta ao público em geral, e abordará o tema Construção de imagem e narrativas visuais. “Serão apresentados livros de fotografia e, a partir deles, mostraremos como são construídas as narrativas, falando de enquadramento e composição, cor, tratamento e edição”, explica Cunha, que também ministra, desde 2019, cursos voltados a fotógrafos que querem publicar seus livros.
No sábado (9/12), segundo dia, 20 alunos fazem uma saída fotográfica. O intuito é que os participantes criem um ensaio fotográfico para contar histórias com as imagens capturadas na aula prática. Para esta oficina, os alunos precisam ter câmera fotográfica ou smartphone.
No último dia (10/12), Valdemir revisa o material produzido pelos alunos e, em grupo, avalia a narrativa criada por cada um deles.
Os interessados devem se inscrever via internet, neste link.
Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail fototiradentes@gmail.com .
Mostra Foto em Pauta – Cosmopolíticas, em Araxá
No próximo domingo, dia 10 de dezembro, termina a mostra Foto em Pauta – Cosmopolíticas, em Araxá, com obras de renomados artistas brasileiros que usam a fotografia como meio de expressão. A exposição, adaptada para ocupar o Museu Histórico de Araxá – Dona Beja, foi um recorte da 11ª edição do Festival de Fotografia de Tiradentes, assinada pelos curadores Pedro David e João Castilho, que percorreu o Brasil no ano de 2023.
As obras na seleção da Foto em Pauta – Cosmopolíticas de Araxá são dos artistas Bárbara Lissa e Maria Vaz (Duo Paisagens Móveis), Breno Rotatori, Denilson Baniwa, Eustáquio Neves, Luísa Dörr, Paulo Nazareth e Tuane Eggers.
A exposição foi apresentada pela CBMM, Itaú e Cemig, via Lei Federal de Incentivo à Cultura e Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Estado de Minas Gerais, com o apoio da Prefeitura de Araxá e da Fundação Cultural Calmon Barreto.
Oficina e palestra: Valdemir Cunha – Construção de Narrativas Visuais
OFICINA: dias 8, 9 e 10/12
Centro de Referência da Cultura Negra
Rua da Banheira, 173 – Santa Rita
PALESTRA: dia 08/12, às 18h.
Mostra Foto em Pauta – Cosmopolíticas
Entrada gratuita
Local: Museu Dona Beja
Endereço: Praça Coronel Adolpho, 98, Araxá-MG
Data: 10 de novembro a 10 de dezembro
Horários: segunda a sexta-feira, das 12h às 18h; sábados, das 9h às 15h; e domingos e feriados, das 8h às 12h.
Sobre Valdemir Cunha
Jornalista e professor desde 1994, Valdemir Cunha atuou mais de 20 anos no mercado editorial (Editora Azul, Editora Abril e Editora Peixes). Foi editor de fotografia e editor executivo das revistas Terra, Viagem e Turismo e Próxima Viagem. É o fundador da Editora Origem, onde atualmente edita livros de fotografia. Ministrou sua oficina de fotografia para jovens e crianças em escolas municipais e estaduais de São Paulo, Barueri, Tiradentes, Betim, Duque de Caxias, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, São Luiz do Maranhão, Salvador, Recife, Porto Feliz, São Bernardo do Campo, entre outras. Também ministra o curso Narrativas Visuais e Produção de Livros, um curso voltado a fotógrafos que querem publicar seus livros, desde 2019.
Sobre o Festival de Fotografia de Tiradentes
O Festival de Fotografia de Tiradentes chegou em sua 12ª edição em 2023. A cada edição, o festival transforma a cidade mineira em um palco de diversas exposições, debates, projeções de fotografias, lançamentos de livros e atividades educativas voltadas para a comunidade. O evento proporciona ao público ricas experiências e trocas com profissionais de renome nacional e internacional, cuja produção artística é representativa no cenário da fotografia brasileira. E, ao longo do ano, mostras e outras atividades do Festival circulam por diversas cidades do Brasil.
Facebook
Twitter
Google+
YouTube