ISSO NÃO É PROBLEMA SEU?
Um rato, olhando pelo buraco na parede, vê o fazendeiro instalando uma ratoeira e saiu gritando:
– Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira na casa!
– Desculpe-me, Sr. Rato, eu entendo que isso seja um grande problema, mas não me prejudica – disse a galinha.
– Não há nada que eu possa fazer, a não ser orar – disse o porco.
– Uma ratoeira? Por acaso estou em perigo? – zombou a vaca.
O rato voltou para casa abatido.
Naquela noite, ouviu-se o barulho da ratoeira pegando sua vítima. A mulher do fazendeiro correu para ver. No escuro, não viu que a ratoeira tinha pegado a cauda de uma cobra venenosa, que picou a mulher. Ela teve muita febre e nada melhor que uma canja de galinha. A doença da mulher continuava e os vizinhos vieram visitá-la. Para alimentá-los, o fazendeiro matou o porco.
A mulher acabou morrendo, muita gente veio para o funeral. O fazendeiro então sacrificou a vaca, para alimentar todo aquele povo.
Seu problema é meu problema
Numa empresa, se o departamento de produção está com falta de matéria prima, por exemplo, é um problema que afetará o departamento comercial, pois afetará as vendas. É um problema da expedição, que atrasará as entregas. Da diretoria, para conter os ânimos dos investidores e clientes. Do RH, que terá que demitir funcionários e, depois, recontrata-los. Do marketing, que terá de ser criativo para manter a credibilidade da marca.
Dentro de uma casa, se o filho mais novo está indo mal em matemática, por exemplo, é um problema também para a irmã do meio, que terá que esperar seu irmão terminar a recuperação para iniciar as férias. É um problema do irmão mais velho, que terá de revisar os exercícios do caçula. Dos pais, que terão de pagar o professor particular.
Quando um time – seja empresarial ou familiar – perceber que um problema com um de seus elementos é um problema de toda a equipe, este passa a ser um time mais forte. O espírito de união trará a resolução de forma mais rápida e eficiente, o que a torna mais competitiva, e o clima de paz vai imperar.
Decisões egoístas na gestão de problemas tornam todo o processo disruptivo, criando conflitos internos desnecessários.
Se o seu próximo tem um problema, seu problema está próximo.
Quer ser mais feliz? Ajude seu entorno a ser feliz – sua felicidade depende da felicidade deles.
Abraços com muita #Inspiração e #Atitude! Bora #FazerAcontecer.
De seu Amigo, ZEPPA!
Facebook
Twitter
Google+
YouTube