Gostaria de começar essa postagem agradecendo o apoio de todos que tem lido a minha coluna, tenho recebido feedbacks bacanas nas mídias sociais, muito obrigado a todos.
Em meio a crise atual do Brasil, cada vez mais se fala em desemprego, juntando isso ao fato de que estamos vivendo um momento de evolução tecnológica e principalmente digital, as pessoas estão se reinventando e inventando novas formas de trabalho.
A tecnologia e o mundo digital são cada vez mais utilizados em todas as tarefas de forma a aumentar e principalmente modificar, como os profissionais trabalham, se comunicam e criam seu network.
“Mas, afinal, o que significa exatamente network? Um network é uma corrente de conexões que se cruzam em intervalos regulares, envolvendo contatos e relacionamentos que podem ajudá-lo a alcançar seus objetivos profissionais. Resumindo, network é marketing boca a boca. Não é prospectar nem recrutar nem vender. É conhecer, se relacionar, conversar.”
Você já se deu conta destas mudanças? Como aproveitar esse momento em sua vida profissional?
O principal neste momento é reconhecer que o mundo está mudando, que o emprego como conhecemos, pode desaparecer ou simplesmente se transformar.
O home office já se tornou uma realidade, conheço empresas que utilizam profissionais ou prestadores de serviços que realizam seus trabalhos de forma online, morando em uma cidade e prestando serviços para a empresa de outra cidade.
Outra coisa que mudou é a forma de recrutamento, como você se candidata a uma vaga ou procura por uma nova oportunidade profissional?
Quase sempre é feita de forma digital, pesquisando oportunidades em portais, sites de empregos e realizando cadastro para seleção ou enviando o currículo por e-mail para empresa com vagas em aberto.
E as mídias sociais, elas podem ajudar na sua carreira e na busca de uma nova recolocação?
As mídias sociais servem para unir pessoas, logo quando bem utilizada é a melhor forma para fazer network. Acredito que esteja aqui a melhor forma de construir uma carreira profissional de sucesso, criando um bom network, isso é que vai fazer toda diferença.
Os recrutadores utilizam as mídias sociais no processo de recrutamento, seus perfis nas redes sociais demonstram que você é um bom profissional, um candidato que vai se destacar para um processo seletivo?
Tenho falado muito sobre o uso adequado e a utilização do bom senso nas mídias sociais, se você ainda não leu, sugiro a leitura destas três postagens de minha coluna:
E para fechar essa postagem gostaria de falar sobre o Linkedin, se você ainda não conhece ou ainda não utiliza, sugiro que você dê uma olhada, o Linkedin é uma rede social voltada a negócios e principalmente recrutamento, tem como principal diferença o perfil, que na verdade é um currículo bem detalhado com as seguintes opções:
- Experiência
- Formação
- Competência
- Recomendações
- Conquistas
- Projetos
- Cursos
- Idiomas
- Prêmios
Caso queira saber mais sobre o linkedin acesse AQUI, caso queira ver como funciona um perfil, estou deixando abaixo o link para o meu perfil.
Lembre-se o Mundo é Digital, as mídias sociais são uma realidade, temos que saber utilizar de forma a trazer coisas boas para nossa vida e para o nosso futuro.
Facebook
Twitter
Google+
YouTube