Tecnologia na palma da mão: ferramenta ajuda produtor de leite na gestão do rebanho
Porteira adentro, eficiência é palavra de ordem. Neste sentido, produtores de leite de todo o mundo buscam cada vez mais apoio na tecnologia para garantir mais resultados. O uso de softwares para gestão do rebanho cresce, otimizando a rotina das propriedades e economizando tempo e dinheiro do criador.
Uma dessas ferramentas, já utilizada em mais de 15 países ao redor do mundo, nasceu no Brasil. Consolidado como software eficiente, o ABS Monitor foi desenvolvido para auxiliar especialmente no controle reprodutivo dos rebanhos leiteiros, direcionando as tomadas de decisões nas propriedades.
“O software foi pensado para produtores que não tem o hábito de trabalhar no computador, por isso o preenchimento dos dados é bem didático, simples e rápido. O que o sistema entrega, a partir das informações fornecidas pelo produtor, são dados e relatórios detalhados, focados na parte reprodutiva”, destaca o gerente Global de Ferramentas e Serviços Técnicos da ABS, Hélio Rezende.
O produtor Wilian Froner, do Paraná, começou a utilizar o Monitor no início de 2020. “Eu anotava tudo no papel, na ficha das vacas e, com isso, não tinha controle algum, não possuía gráficos, relatórios, nenhuma informação de desempenho e evolução do rebanho. Com o software, passei a colocar tudo no computador e, hoje, temos tudo na mão, os relatórios direcionam o que tem que ser feito. Sem mencionar o histórico genético de cada novilha, de cada vaca, que fica salvo no sistema”, comemora.
O representante regional da ABS no Paraná, Michel dos Santos Abrahão, que atende o produtor, ressalta a diferença que o ABS Monitor fez na vida dos produtores. “Eles anotavam os dados em ficha e, com o software, além do lançamento ser simples e intuitivo, o sistema compila as informações e entrega relatórios ao produtor. Facilitou demais as tomadas de decisões nas propriedades, afinal, ficha não entrega relatórios. Com tudo o que Monitor entrega em lista e gráficos, o produtor consegue perceber rapidamente qualquer queda em índices, rastrear o erro e solucionar logo”, descreve.
Já o coordenador técnico Leite da ABS, Lucas Rocha, reforça que o Monitor consegue organizar todo o manejo de rotina da propriedade leiteira. “O software informa quais vacas tem para parir, para trazer ao pré-parto, para secar, quais vacas foram liberadas para serem inseminadas, quais estão para retornar ao cio, entre outras. São informações muito difíceis para o produtor verificar em ficha e, com o ABS Monitor, ele tem tudo na palma da mão”.
A aliança entre gestão e genética resultam em avanços significativos para os produtores. “A reprodução sempre foi vista como bicho de sete cabeças. Mas percebíamos que os produtores não emprenhavam vacas satisfatoriamente porque não inseminavam corretamente. O ABS Monitor auxiliou muito nesse sentido. Hoje, as fazendas referência em produção leiteira, utilizam o ABS Monitor, pois ele entrega eficiência reprodutiva e vacas prenhas”, ressalta Rezende.
Fonte: Ascom ABS
Facebook
Twitter
Google+
YouTube