TEM “RATO” EM SUA EQUIPE?
Um jovem piloto experimentava um velho monomotor que fora de seu avô – usado na segunda guerra mundial.
Ao levantar voo, ouviu um ruído vindo de baixo do seu assento. Era um rato que roía uma das mangueiras de combustível do avião. Preocupado, pensou em retornar ao aeroporto para se livrar do seu incômodo e perigoso passageiro, mas lembrou-se que, se subisse um pouco mais alto, o rato logo morreria sufocado.
Então, deu uma “puxada” no avião e voou cada vez mais alto. Em poucos minutos, notou que os ruídos que estavam colocando em risco sua viagem tinham acabado, conseguindo, assim, fazer sua arrojada aventura ao redor do mundo naquele monomotor – que era seu grande sonho…
Elimine os “ratos” de sua equipe!
Quando aparece um novo projeto ou um novo desafio em sua empresa, não faltam “ratos” de plantão tentando “roer” o planejamento e as audaciosas metas que se pretende atingir.
“Isso não vai dar certo”; “Já tentamos isso no passado e não funcionou”; “Nosso concorrente já faz isso”… Sempre que se tem uma chance de dar um passo em direção ao sucesso, os ratos aparecem com frases desencorajadoras vindas de quem deveria pegar num remo e ajudar a navegar.
Elimine os ratos! Não os deixe “viajar” contigo e com sua equipe!
A cada frase desencorajadora dita por alguém, respire fundo e… voe ainda mais alto, com mais coragem ainda! Ratos não suportam altura. Viverão sempre nos bueiros da vida, alimentando-se de restos do que os que voam deixam cair.
Livre-se dos ratos. Dê menos informações de seu voo a eles. Desvie deles, pare de procurá-los. Se possível, tire-os da equipe. Eles, de fato, vão roer seus sonhos e os de sua equipe!
Um beijo encorajante e cheio de #inspiração, um abraço cheio de #atitude para você e toda a sua equipe.
Bora dar um gás na sua equipe e #FazerAcontecer?
Do seu amigo aqui, Marcio Zeppelini – o Zeppa!
Você precisa ler essas 5 dicas para sua equipe #FazerAcontecer com eficiência.
- Avaliações de desempenho periódicas: Elas ajudam a identificar lacunas para que você forneça feedbacks construtivos e ajude cada colaborador a melhorar seu rendimento.
- Designe um mentor: Além de oferecer conselhos para orientar sua equipe em um novo projeto, ele compartilha experiências para envolver e deixar sua equipe mais otimista.
- Feedback claro e aberto: Comunicar-se apropriada e diretamente com o membro da equipe pode ajudar a identificar áreas problemáticas e motivar a mudança de comportamento.
- Revisão do alinhamento: Se todos os esforços para encorajar a participação tiverem sido esgotados e suas ações continuarem a prejudicar o progresso do projeto, o líder pode considerar realocar o membro da equipe para uma função ou projeto diferente.
- Treinamento constante: Capacitações e palestras permitirão que sua equipe adquira novas habilidades ou aprimore suas competências, aumentando a confiança e contribuição no projeto.
- Lembre-se: O diálogo aberto é sempre a melhor forma de abordar problemas e encorajar a participação ativa da equipe em projetos.
Facebook
Twitter
Google+
YouTube