Tempo de tela de qualidade: como a tecnologia pode ser aliada na educação?
Pesquisa do Kumon mostra que alunos ficam mais motivados com o uso do tablet
Um dos grandes legados do período da pandemia, que perdura até hoje, é o uso das tecnologias para muitas funções importantes do cotidiano. Desde o trabalho, com as reuniões online, até o aprendizado em geral, de escolas a faculdades, com as aulas remotas e conteúdo digital. Assim, a sociedade passou por um processo intenso de adaptação às diversas possibilidades e facilidades que a tecnologia proporciona.
Porém, o uso das telas tem sido um grande desafio para os pais, pois, na maioria das vezes, os tablets e smartphones significam momentos de lazer e descontração, o que pode causar indisciplina e falta de concentração nos estudos.
“Hoje em dia é praticamente impossível não ver crianças manuseando as telas, seja assistindo vídeos ou se divertindo com algum jogo online. O segredo está em reduzir ou até substituir o uso passivo das telas — quando a criança apenas consome conteúdos, como vídeos — pelo uso ativo, em que ela interage com o que vê, escrevendo, desenhando ou criando. Dessa forma, ela desenvolve a criatividade, a curiosidade e estimula suas habilidades cognitivas”, afirma Mariana Bruno Chaves, pós-graduada em psicopedagogia e especialista em educação na rede Kumon.
Mas, como um aparelho digital pode contribuir com o aprendizado? Mariana responde que os tablets, assim como os celulares, disponibilizam plataformas acessíveis e intuitivas: “As crianças podem explorar, aprender e se envolver com várias áreas do conhecimento em um formato que os estimulam, mantendo-os motivados a aprender mais”, explica. Portanto, é possível usar as telas com mais qualidade, de forma a melhorar o aprendizado, e não apenas para momentos de distração.
A especialista conta outra vantagem de inserir o uso do tablet na educação: “A diversidade de recursos multimídia, como vídeos educativos e atividades interativas, que possibilitam que o aluno explore o conceito de forma prática, tornando o aprendizado mais lúdico e divertido”, afirma. Mariana ainda reitera: “Sendo assim, o tempo de tela que a criança tem com o tablet ganha qualidade e aproveitamento para seu desenvolvimento”.
Recentemente, o Kumon fez uma pesquisa com os seus alunos e usuários da plataforma Kumon Connect, acessada via tablet, que mostrou que a ferramenta os mantém ainda mais motivados para o estudo. “A comodidade em ter todo material em um único lugar, a possibilidade de transportar o tablet e poder fazer os exercícios de qualquer local é muito prático, conta Rosangela de Souza Santos, mãe da aluna Maitê Ribeiro, aluna dos cursos de português e matemática da rede.
A inserção do tablet na rotina dos alunos faz com que eles se sintam mais motivados a estudar. Segundo Mariana, “essa geração é super conectada e ter um aliado para estimulá-los ainda mais, faz muito sentido”.
Outra facilidade que o uso do aparelho promove é a interação entre aluno e professor. Mariana afirma que “além de facilitar a comunicação, no caso do Kumon, que o material didático é o mesmo e o desenvolvimento do aluno acontece por meio do nosso método de estudo, o orientador pode acompanhar melhor o progresso de cada aluno, observando possíveis dificuldades na resolução dos exercícios e adaptando com mais agilidade as atividades de acordo com cada necessidade do aluno”.
O Kumon Connect é uma experiência de estudo no formato digital. A plataforma oferece acessibilidade e comodidade para os alunos estudarem em seus tablets, da mesma forma que nos materiais de papel. É o mesmo material didático dos tradicionais bloquinhos, e os alunos fazem os exercícios com uma caneta capacitiva, um dispositivo eletrônico que permite a escrita no tablet, mantendo assim, a mesma rotina de estudo e o desenvolvimento da escrita.
A rotina com o método favorece o desenvolvimento de habilidades essenciais, proporcionando um aprendizado com mais disciplina, foco e organização. De forma objetiva, o estudo privilegia o aluno de modo que ele consiga se organizar e ter uma rotina clara e leve para realizar suas atividades.
|
Facebook
Twitter
Google+
YouTube