VOCÊ ESTÁ SENDO PRESSIONADO?
Janaína era a presidente de uma das maiores agências de publicidade, e eu, um jovem consultor administrativo. Eu estava nervoso, afinal, não era sempre que eu tinha a oportunidade de ter uma reunião com ela.
– Você tem apenas vinte minutos – falou Janaína rudemente.
Fiquei sentado ali, sem dizer uma palavra.
– Eu disse que você tem apenas vinte minutos.
Novamente, nem uma palavra.
– Seu tempo está se esgotando. Por que você não diz nada?
– Os vinte minutos são meus – respondi. – Posso fazer o que eu quiser com eles.
Ela deu uma gargalhada. Depois disso, conversamos por uma hora e meia. Consegui o cliente.
QUANDO PRESSIONADO, RESPIRE!
É comum nos “apertarmos” em alguma situação – seja por um cliente, pelo seu superior ou até mesmo com algum fornecedor ou parceiro. Sei que isso parece difícil, mas o melhor a fazer nessa hora é respirar e, calmamente, pensar no que você NÃO FARIA neste momento. Talvez essa seja a solução – ou, quiçá, uma pista do caminho que você deve seguir.
O nervosismo faz parte de nosso complexo sistema de autodefesa. É uma reação psicossomática controlada por uma região cerebral chamada hipotálamo. Se a reação é involuntária, a boa notícia é que, em no máximo 90 segundos, não há mais relação fisiológica, e é o nosso consciente que passa a controlar a situação – ou seja, você pode determinar como pretende terminar tal situação – seja ela qual for.
Essa é uma teoria inspirada em uma neurocientista americana que adoro – Jill Boyle Taylor. E, depois que li sua pesquisa, passei a adotar a técnica do “deixar passar” a raiva, o medo, a ansiedade (acreditem: para mim, leva bem menos de 90 segundos). A partir daí, o comando é integralmente meu!
Daí lhe pergunto: seu chefe está lhe dando só “20 minutos”? Seu cliente está lhe pressionando? E o gerente do banco?
Não deixe o nervosismo tomar conta. Assim, seu cérebro terá condições de criar saídas e você terá condições plenas de #FazerAcontecer uma solução!
Bora compartilhar esse post com aquela sua amiga que está sempre nervosa e ansiosa?
Abraços com muita #Inspiração e #Atitude! Bora #FazerAcontecer – porque quem fica parado é poste!
De seu Amigo, ZEPPA!
#FazerAcontecer é…. IMPROVISAR! Nesse dia gelado de 2014, eu estava em Genebra e fui pego de surpresa ao saber que eu teria um almoço com um importante banqueiro. Tive que “me superar” no idioma inglês… Mas consegui o patrocínio!
Marcio Zeppelini, o ZEPPA, é Palestrante, Empresário, Empreendedor Social, Editor e escritor. Já realizou +de 350 Palestras em 9 países, inspirando milhares de pessoas a #FazerAcontecer
10 DICAS PARA FICAR CALMO EM UMA REUNIÃO TENSA:
1. Prepare-se antes: Estude o assunto em questão e antecipe possíveis objeções ou perguntas difíceis.
2. Respire fundo: Se sentir a tensão aumentando, faça algumas respirações profundas para acalmar seu corpo e mente.
3. Mantenha uma postura tranquila: Mantenha-se ereto e calmo, evitando gestos ou expressões faciais que possam transmitir tensão.
4. Ouça atentamente: Concentre-se em ouvir as opiniões dos outros participantes da reunião. Isso ajuda a manter a calma e permite melhor compreensão das diferentes perspectivas.
5. Evite interrupções: Respeite o momento de fala dos outros participantes, evitando interrompê-los ou se sobrepor a eles.
6. Responda com clareza e calma: Ao responder perguntas ou objeções, seja claro, objetivo e mantenha a calma, evitando respostas impulsivas ou emocionais – em especial quando você sabe que está sendo “provocado”.
7. Foque nos fatos: Baseie suas argumentações em fatos e dados relevantes, evitando discussões emocionais ou pessoais. Evite conjecturas e “previsões” incertas do futuro.
8. Tenha empatia: Tente entender as preocupações e perspectivas dos outros participantes, mostrando empatia e respeito por suas opiniões. O bom humor também ajuda.
9. Mantenha o foco no objetivo da reunião: Lembre-se do objetivo da reunião e mantenha o foco nele, evitando desviar-se para assuntos do passado ou fora da pauta.
10. Faça pausas estratégicas: Se sentir que o clima está “esquentando” (e se for possível, claro), faça uma pausa estratégica – para buscar um café, por exemplo – e retome a reunião com calma e serenidade.
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