Radicais Livres e Antioxidantes
VOCÊ SABE O QUE É PEROXIDAÇÃO LIPÍDICA?
A oxidação de lipídios, ou lipoperoxidação, consiste em uma cascata de reações resultantes da ação dos radicais livres sobre os lipídios. O processo é iniciado pela reação de um radical livre (RL), geralmente um oxigênio molecular, com um ácido graxo insaturado, sendo esse processo propagado por radicais peroxilas.
Na realidade, todos os componentes celulares do organismo são suscetíveis à essa ação. Porém, a membrana é um dos componentes mais atingidos pela lipoperoxidação, que acarreta alterações em sua estrutura e permeabilidade.
Consequentemente, há perda da seletividade na troca iônica e liberação do conteúdo de organelas, como as enzimas hidrolíticas doslisossomas, e formação de produtos citotóxicos (como o malonaldeído), culminando na morte celular.
Na juventude, essas células modificadas seriam eliminadas prontamente pelo sistema imunológico. Entretanto, esse sistema começa a falhar com o passar dos anos, deixando de ser eficiente no que se refere à destruição de células alteradas.
Assim, acontece ocorre um acúmulo de células deficientes no organismo, o que prejudica toda a fisiologia dos tecidos e dos órgãos, entre eles a pele, o maior órgão do corpo humano. Prevenir-se com antioxidantes é uma excelente opção, e fazer desta utilização um hábito saudável.
Estudos indicam que a utilização da vitamina E (α-cetocoferol) consegue impedir a reação em cadeia que se propaga nestas membranas lipídicas e o ácido ascórbico, nossa conhecida vitamina C, é outro forte agente antioxidante.
Facebook
Twitter
Google+
YouTube