VOCÊ TEM PROBLEMAS OU CONTRATEMPOS?
Certa vez, logo após o 11 de setembro, uma pessoa que era responsável pela segurança de uma empresa no World Trade Center contou algumas histórias de sobreviventes. Um chegou tarde simplesmente porque era o primeiro dia do seu caçula no jardim da infância. Outro estava vivo porque era seu dia de trazer rosquinhas para o café. Uma mulher atrasou-se porque o despertador não funcionou. Outra porque ficou presa em um congestionamento causado por um acidente. Um homem tinha perdido o ônibus. Uma mulher teve que trocar de roupa porque derramou café. Alguém teve que atender uma ligação. O filho de outro demorou para sair da cama. Alguém não encontrava um táxi.
Aquele homem que contava as histórias estava vivo porque, naquele dia, usava sapatos novos que lhe causaram uma bolha no pé… parou numa farmácia para comprar um Band-Aid.
Muitas outras histórias, detalhes, contratempos.
DÊ MENOS PESO AOS CONTRATEMPOS.
Não existe estudo científico para isso, mas vi certa vez uma teoria interessante e a uso em minhas palestras: 95% dos acontecimentos em nossas vidas são meros contratempos. 4,8% são, de fato, problemas que vão tomar algum tempo para solucionar, e somente 0,2% dos acontecimentos são realmente catástrofes que farão com que você pare tudo o que está fazendo, consumindo um tempo enorme para voltar ao seu foco principal.
Imagine esta situação: sua filha derruba café na sua roupa, em um dia em que você está atrasada para uma reunião. Você tem duas opções:
1 – Encarar como um PROBLEMA: fazer escândalo, brigar com sua filha, com o marido, xingar todo mundo, se trocar, sair brava de casa sem terminar de tomar o café, sair dirigindo como louca, tomar uma multa, brigar no trânsito, chegar mais atrasada, brigar com o chefe, maltratar o cliente, perder uma venda…
2 – Encarar como um CONTRATEMPO: aceitar as desculpas de sua filha e, beijando-a, pedir para que ela passe a tomar mais cuidado. Aceitar o novo café que seu marido colocou na xícara. Se trocar, despedir-se carinhosamente de sua família, dirigir normalmente ao trabalho, pedir desculpas ao chefe e, suspirando um bom dia, fazer a melhor venda de todos os tempos.
Simples assim: encare a vida dando menos peso aos contratempos que o desafiam. Afinal, desafios existem para serem vencidos com ORGULHO, não com RAIVA. Mais um “spoiler” de minhas palestras: a perfeição tem espinhos. Assim como a flor possui espinhos para protegê-la, alguns contratempos servem para que algo pior não aconteça. O café derrubado na blusa pode ter salvado aquela mãe de um acidente no trânsito, assim como o band-aid pra diminuir as dores de uma simples bolha no pé salvou o homem que chegou atrasado ao World Trade Center. Olhe para os contratempos e, em vez de xingá-los, agradeça por terem te salvado de algo pior.
Abraços com muita #Inspiração e #Atitude! Bora #FazerAcontecer.
Facebook
Twitter
Google+
YouTube