Comércio de Minas mostra resiliência e estabilidade em outubro
Economia

Comércio de Minas mostra resiliência e estabilidade em outubro

Comércio de Minas mostra resiliência e estabilidade em outubro

Os dados da Pesquisa Mensal do Comércio, analisados pelo Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG, indicam que Minas Gerais encerra o mês de outubro totalizando 14 meses consecutivos de crescimento do segmento. Mesmo com desaceleração leve no mês, com 2,3% de crescimento, o desempenho do comércio no estado é quase o dobro do verificado em mesmo período do ano passado que foi de 1,3%. De janeiro a outubro, 6 das 11 atividades do comércio ampliado tiveram desempenho positivo puxado pelo atacado especializado em equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação com crescimento de 14,4%.

Olhar Econômico – PMC Outubro – Por Stefan D’Amato – Economista-Chefe da Fecomércio MG

No cenário econômico brasileiro, evidenciamos um incremento cumulativo de 2,4% no volume de vendas em relação ao mesmo período do ano anterior, destacando um crescimento consistente nos últimos oito meses, impulsionado notavelmente desde março deste ano. Em contrapartida, em Minas Gerais, a variação no volume de vendas registrou uma desaceleração leve, atingindo 2,3%, mas permanece substancialmente acima da taxa observada no mesmo período do ano anterior, que foi de 1,3%.

É crucial salientar que, enquanto o Brasil manteve estabilidade no indicador de volume de vendas do comércio ampliado, Minas Gerais experimentou um arrefecimento em seu desempenho a partir de abril de 2023.

Ao analisar o acumulado dos últimos 12 meses (novembro de 2022 a outubro de 2023), a economia brasileira demonstrou um desempenho satisfatório, com uma variação positiva de 1,8%. No entanto, em Minas Gerais, o crescimento revela-se ligeiramente inferior ao nacional, com uma diferença de 0,1 ponto percentual, registrando um avanço de 1,7% no mesmo período.

Destaca-se que, ao considerarmos essa base de comparação, o indicador econômico do Brasil continua sua trajetória ascendente nos últimos cinco meses. Em contrapartida, Minas Gerais apresenta um desempenho positivo que se estende por um período ainda mais longo, iniciado em setembro de 2022, totalizando impressionantes 14 meses consecutivos de crescimento. Essa persistência notável oferece uma visão do vigor econômico consistente no cenário estadual, delineando um panorama de estabilidade e resiliência em contraposição aos períodos de retração em nível nacional.

No exame das atividades do varejo ampliado em Minas Gerais, no período acumulado de janeiro a outubro de 2023, identificamos que 6 das 11 atividades apresentam desempenho positivo. Destacam-se o atacado especializado em Equipamentos e Materiais para Escritório, Informática e Comunicação, com um crescimento de 14,4%, seguido por produtos alimentícios, bebidas e fumo, com 12,5%, e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos, com uma taxa de 7,7%. Por outro lado, tecidos, vestuário e calçados, além de outros artigos de uso pessoal e doméstico, registram as maiores quedas, consecutivamente 13,2% e 11%.

Deste modo, o panorama econômico delineado revela um Brasil em processo de recuperação, com Minas Gerais demonstrando resiliência e estabilidade, apesar de enfrentar desafios setoriais específicos. A análise setorial destaca oportunidades e áreas que podem requerer atenção para impulsionar ainda mais o crescimento econômico.

Sobre a Fecomércio MG

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais integra o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais que tem como presidente o empresário Nadim Donato. A Fecomércio MG é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 740 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, a Fecomércio MG atua junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais.

Há 85 anos fortalecendo e defendendo o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos.

Pesquisa Mensal do Comércio – Outubro 2023

 

Economia

Mais notícias da Categoria Economia

Os riscos da PEC que prevê a escala de trabalho 4X3

Os riscos da PEC que prevê a escala de trabalho 4X3

Portal Araxá 18/11/2024
Febraban e Serasa firmam parceria para divulgação dos mutirões de negociação de dívidas

Febraban e Serasa firmam parceria para divulgação dos mutirões de negociação de dívidas

Portal Araxá 12/11/2024
61% dos mineiros vão aumentar o consumo na Black Friday, aponta pesquisa da FCDL-MG

61% dos mineiros vão aumentar o consumo na Black Friday, aponta pesquisa da FCDL-MG

Portal Araxá 30/10/2024
IPCA registra alta de 0,44% em setembro

IPCA registra alta de 0,44% em setembro

Portal Araxá 09/10/2024
O que muda com o fim da desoneração da folha?

O que muda com o fim da desoneração da folha?

Portal Araxá 18/09/2024
Inflação de 2024 pesa mais para famílias de renda muito baixa

Inflação de 2024 pesa mais para famílias de renda muito baixa

Portal Araxá 14/06/2024