Mais de 340 mil consumidores de Minas Gerais estão evitando parte do aumento médio de 15,55% nas contas de luz da Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG). São quase 4% das unidades consumidoras do estado que optaram pela utilização de energia solar e economizam até 15% nos custos com eletricidade – muitas delas por meio da modalidade de energia por assinatura, sem a necessidade de realizar obras na própria residência. Além dos benefícios ambientais de utilizar uma fonte renovável de energia, essas pessoas têm outras vantagens, como descontos no comércio, cashback e clubes de benefícios que permitem aliar o consumo consciente com uma boa economia no orçamento doméstico.
“O consumidor possui hoje alternativas muito interessantes para economizar e até de repensar seu consumo de energia elétrica, buscando fontes limpas, eficiência energética e pacotes de benefícios”, explica André Barreto, CEO da Detronic Energia, o hub de soluções em energia renovável mais completo do Brasil. “E a adesão a essa nova forma de consumo é muito simples, pode ser feita por meio de um plano de assinatura”, destaca o executivo.
- Cerca de 4% dos consumidores mineiros, que já utilizam energia solar em sistemas próprios ou compartilhados, economizam até 15% na conta de energia e devem escapar de parte dos reajustes.
- A energia por assinatura, em que não é necessário instalar o sistema na residência, está entre as modalidades mais atrativas para os consumidores; a adesão é feita mediante a assinatura de um contrato.
- Além dos benefícios econômicos, esses consumidores contribuem com o meio ambiente e podem ter outras vantagens, como clubes de benefícios, descontos em lojas e cashback.
Essa alternativa é conhecida como “geração distribuída” e consiste em diversos projetos de menor porte (no máximo 5 MW de potência) distribuídos por todo o Brasil, que são construídos por empresas especializadas, como a Detronic Energia. A geração dessas miniusinas solares é compartilhada com os consumidores que aderiram ao projeto. Na prática, eles continuam recebendo a energia da mesma forma, entregue pela concessionária, mas pagam apenas uma pequena parte da tarifa, relativa à infraestrutura. O custo da energia estará dentro do pacote de geração solar. Na prática, esse arranjo pode trazer economia de até 15% na conta de luz, além de outras possibilidades de reduzir os gastos domésticos, como desconto em farmácias e opções de cashback. “É similar à assinatura de serviço streaming, mas é um plano de energia solar”, conta Barreto. Os planos atendem consumidores residenciais e comerciais que possuem o consumo mensal a partir de R$ 120.
As tarifas da área de concessão da CEMIG passaram por revisão tarifária pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o valor da alta depende da tensão conectada ou do perfil consumidor. Para as residências, o aumento é de 14,91%. As mais de R$ 9,8 milhões de unidades consumidoras da CEMIG enfrentam o aumento desde o dia 28 de maio. A Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (ABRACE) calcula uma alta acumulada de 47% nas contas de energia dos brasileiros nos últimos cinco anos.
Sobre a Detronic Energia:
A Detronic Energia é o hub de soluções em energia renovável mais completo do Brasil. Com modelo verticalizado e propostas inovadoras para parceiros e consumidores de energia dos mais diversos portes e perfis, a companhia desenvolveu um ecossistema para conectar todos os players de mercado e entregar uma experiência de valor, adequada às necessidades de cada cliente. Possui mais de 100 MWp de potência instalada ou em instalação, cerca de 100 MWp de projetos ready to build e mais de 4,2 mil clientes ativos em energia por assinatura. A energia limpa e renovável está no centro de seus projetos de geração, eficiência energética, mobilidade elétrica e diversos outros, que contribuem com a transição energética do Brasil e do mundo. Pautada pela ética e pela transparência, a Detronic Energia acredita em uma nova forma de fazer negócios para transformar a vida das pessoas.
Facebook
Twitter
Google+
YouTube