Evento que termina neste sábado (30) em Araxá (MG) é considerado um dos três mais relevantes da América Latina
Sobre o tapete vermelho, algumas das maiores raridades do antigomobilismo. O Encontro Nacional de Automóveis Antigos que movimenta o Parque do Barreiro, em Araxá (MG), é considerado um dos três eventos mais relevantes na América Latina e o mais importante e representativo do segmento no país. O motivo é a coleção única que inclui carros antigos das exclusivas marcas Ferrari, Lamborghini, Cadillac, Dodge, Mercedes, entre outras.
Quem visita o Brazil Classics Kia Show encontra automóveis para todos os gostos e pode conhecer por meio de placas indicativas as características e curiosidade dos mais relevantes. Memória que se confunde com os grandes momentos históricos do país e do mundo. “Podemos dizer que todos merecem a atenção do visitante, mas não dá para sair do evento sem conhecer o Horch Limousine (1939), a Mercedes Benz 380K, o Rolls-Royce Phantom III V12, o Packard V12 Sedan Conversível (1937) e o Packard Roadster V12 (1936)”, indica o presidente do Veteran Car – MG, Oswaldo Borges da Costa Filho.
Esta edição destaca conversíveis dos anos dourados das décadas de 50 e 60 que fizeram história e estão no imaginário dos amantes do mundo dos carros antigos. No pátio também é possível encontrar alguns dos automóveis que estarão presentes no leilão desta sexta (29) como o Cadillac S75 Limousine 1941 (carro de sete lugares que serviu ao ex-presidente Getúlio Vargas), um Ford T 1927, um Maserati Merak 1974 (esportivo italiano com design indiscutível), um Fiat 850 Barchetta 1968 e uma Porsche 911 Carrera S 2008/2009 (veículo especial e altamente colecionável).
Novo SUV
Não só de antigos, vive o Brazil Classics Kia Show. Nesta quinta-feira (28) jornalistas e convidados puderam conhecer em primeira mão o futuro do setor automobilístico. A Kia lançou no evento o novo Sportage, que traz uma personalidade dinâmica e ímpar, além de segura, para o segmento de SUVs híbridos leves, com características de condução aprimoradas para atender às preferências dos motoristas. O modelo combina a direção esportiva e precisa com a estabilidade em linha reta (SLS), ao frear e fazer curvas simultaneamente (VSM e CBC) e o deslocamento suave em velocidades mais altas. Como todos os modelos da marca, a carroceria combina linhas arrojadas com superfícies de traços suaves, inconfundíveis da Kia.
Os principais atributos do novo Sportage, em duas versões, são o seu motor Gamma II de 4 cilindros em linha, turbo GDI (injeção direta), de 1.6 litro, à gasolina, com sistema híbrido MHEV 48V (Mild Hybrid Electric Vehicle), Smartstream, capaz de gerar 180 cavalos de potência máxima e combinada (combustão interna e elétrica) a 5.500 rpm e torque de 27 kgf.m, a completa reestilização externa e a introdução de extensa lista de tecnologias ADAS – Advanced Driver Assistance System, capazes de proporcionar ainda mais segurança aos ocupantes do veículo.
Além do novo modelo, a importadora expõe até domingo (31) no Parque do Barreiro os modelos de Sportage das quatro gerações anteriores, a partir de 1992 no Brasil, que mostram a sua evolução: do diesel ao híbrido, passando pela gasolina e flex fuel. “O Sportage sempre foi o nosso carro-chefe em vendas. Esta quinta geração do modelo vai manter a nossa tradição aqui no mercado brasileiro, porque mais uma vez saímos na frente na categoria de SUVs híbridos leves no País. E trata-se de um dos modelos Kia rumo à liderança do mercado global de veículos híbridos e elétricos. Com o novo Sportage, pretendemos surpreender o consumidor em modelos eletrificados”, afirma José Luiz Gandini, presidente da Kia Brasil.
Programação
29/07 – Sexta-feira
15:00 – Assembleia da FBVA – Cine Tiradentes do Tauá Grande Hotel.
15:30 – Pátio – Bêjazz Street Band.
16:00 – Espaço Classics – Moda de Rock.
17:00 – Passarela – Grupo Circolando – Palhaço tem carro antigo?
17:30 – Espaço Classics -The Blue Black Bottles.
18:00 – Leilão de automóveis antigos.
30/07 – Sábado
10:00 – Passeio / desfile pela cidade de Araxá.
10:30 – Espaço Classics – Chorando na Praça.
11:00 – Pátio – Cia Circo Caramba – A Banda do Jerônimo
13:30 – Fonte – Cia Circunstância – Circo de Família.
14:30 – Espaço Classics – Rogerinho Dias.
15:30 – Pátio – Charanga Pop.
16:00 – Espaço Classics – Tulio Araujo Quarteto.
16:00 – Pátio – Bêjazz Street Band.
16:00 – Passarela – Cia Circunstância – Circo de Família.
17:00 – Fonte – Cia Circo Caramba – Jerônimo Show.
17:00 – Espaço Classics – Victor Biglione Power Trio.
19:00 – Premiação.
Domingo (31/07)
07h – Início da retirada dos veículos.
Abertura
O primeiro dia do Brazil Classics Kia Show foi movimentado, com a finalização da chegada dos automóveis e a abertura do encontro. O evento, prestigiado por jornalistas, colecionadores e autoridades ressaltou o recorde de carros nesta edição e, mais do que isso, a qualidade dos carros antigos apresentados este ano. “O Encontro Nacional de Automóveis Antigos é realizado há 40 anos, mais que uma tradição em Araxá. Ele virou referência, pode-se dizer uma grife de automóveis antigos. O Veteran Car – MG tem como foco principal manter a qualidade do evento. Tem eventos de carros antigos no Brasil todos dias, todos fins de semana, mas Araxá se posicionou exatamente por tudo citado acima e também pela hospitalidade e apoio da Prefeitura de Araxá”, ressalta Oswaldo Borges da Costa Filho.
De acordo com o prefeito de Araxá, Robson Magela, o Encontro de Carros Antigos reforça a constante busca da prefeitura em fomentar o turismo e a economia local. “Esse é um evento para a família, cada vez mais vemos jovens que curtem antiguidades, restaurações de carros e isso é muito legal, muito bonito. Havíamos praticamente perdido esse evento, mas a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo não mediu esforços para trazê-lo novamente à cidade. E é importante a população ter um calendário anual repleto de atrações para se divertir e aproveitar. Estamos extremamente felizes”, destaca.
Além da abertura, atividades culturais marcaram o primeiro dia. Espaço para as apresentações do Grupo Circolando, com o espetáculo “Palhaço tem carro antigo?”, Manga Rosa Quinteto e os grupos Alex Darc e Enigma Dance Company com a apresentação “Viagem no tempo”.
O Encontro Nacional de Automóveis Antigos em Araxá – Brazil Classics Kia Show 2022 – é uma realização do Veteran Car – MG, com o patrocínio máster da Kia. A programação cultural é realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Sobre o Veteran Car – MG
Alguns dos mais raros e significativos antigos do Brasil pertencem às coleções do clube mineiro Veteran Car. Além das raridades, o clube foi se tornando, em mais de 40 anos de atuação, uma referência nacional pelo elevado padrão de restauração dos automóveis e por promover o mais importante encontro do gênero, o Brazil Classics Show que acontece em Araxá nos anos pares. Nele, o Veteran de MG organiza o mais antigo e um dos raros leilões de automóveis clássicos do país.
Exibe também seu acervo em exposições e feiras, além de promover ralis de carros históricos e organizar a participação dos sócios em outros encontros de antigos no país. Analisa e certifica a originalidade dos “velhinhos” candidatos à “placa preta”, promove reuniões semanais (formais ou informais) entre seus diretores e sócios e se tornou fator importante no estímulo a novos colecionadores em Minas Gerais.
Sobre a Kia
Fundada na Coreia do Sul em 1944, como fabricante de bicicletas e, depois, de veículos e equipamentos militares, a Kia é uma empresa de soluções de mobilidade que busca inspirar seus clientes por meio do movimento. Com atuação no setor de mobilidade há mais de 75 anos, a Kia está presente em mais de 190 mercados, possui fábricas em dez países, produz mais de três milhões de veículos por ano e conta com mais de 50 mil colaboradores em todo o mundo.
Em movimento de transformação, a Kia lançou em 2021 novos logo e slogan da marca ‘Movement that inspires’ (Movimento que inspira), que incorporam a confiança e o compromisso da Kia com os clientes, com foco na popularização dos veículos elétricos e na introdução de uma ampla gama de serviços de mobilidade, ajustados para atender às necessidades e gostos das pessoas e dos mercados locais, colocando o cliente no centro das discussões e ações, para quem as transformações corporativas não se referem mais sobre máquinas e, sim, sobre pessoas.
A Kia tem como objetivo criar produtos inovadores que inspirem as pessoas quando se movem e entregar uma excelente experiência, demonstrando o compromisso com o recurso mais valioso de todos, o tempo.
Facebook
Twitter
Google+
YouTube