Reunião para avaliar as mudanças foi promovida nesta semana, com a empresa responsável por elaborar os valores do cálculo que vai gerar efeitos a partir de 2020
Uma reunião para discutir as reservas de custeio previdenciário que determinam as alíquotas que o município repassa para o Instituto de Previdência Municipal de Araxá (Iprema). A direção e integrantes do Conselho Fiscal do Instituto, acompanhados de representantes da Secretaria de Fazenda, Planejamento e Gestão se reuniram com a empresa que faz os estudos sobre a atualização do cálculo atuarial do Iprema.
O Superintendente do Iprema, André Luís da Silva, informa que o cálculo é um método matemático que utiliza conceitos financeiros, econômicos e probabilísticos para determinar o montante de recursos e de contribuições necessárias ao pagamento de despesas administrativas e benefícios futuros, como aposentadorias e pensões.
André ressalta que as contribuições dos segurados e dos seus empregadores devem formar provisões técnicas, que são benefícios previdenciários a serem pagos com o rendimento financeiro e com a própria exaustão das provisões técnicas (Fundo Previdenciário). Em atenção à Portaria 464/2018, foi confeccionado o Cálculo Atuarial 2019 para o Iprema.
De acordo com o Superintendente, a empresa Libertas & Associados, através de sua Atuária Sabrina Amélia de Lima e Silva, responsável pelos cálculos, fez a apresentação dos resultados do cálculo atuarial de 2019 que deve gerar efeitos a partir de 2020. “O cálculo atuarial é de suma importância para proporcionar equilíbrio ao Instituto para que as contribuições e os aportes sejam sempre suficientes para arcar com os pagamentos de despesas administrativas e benefícios dos segurados”, reforça André.
A sequência agora é ajustar com a Secretaria de Fazenda, Planejamento e Gestão para compor os investimentos no orçamento de 2020.
Facebook
Twitter
Google+
YouTube