Cia. Cultural EMCANTAR, do Triângulo Mineiro, reúne os seus 25 anos de experimentações artísticas dentro do livro “Pedagogia do Encantamento”, tecnologia educacional para ser replicada por educadores e agentes culturais; lançamento será dias 29 e 30 de outubro
Criar palavras, usá-las como brinquedo. O corpo fala. Entender que a arte está em cada um como potência e criatividade. Durante a pandemia, muitos dilemas estão sendo colocados, entre eles, as práticas educativas a partir do brincar. Na ausência da escola, como fica o divertimento? Longe de ter respostas prontas, a CIA. CULTURAL EMCANTAR aponta no livro “Pedagogia do Encantamento” caminhos pelos quais crianças, jovens e adultos com oportunidades de estímulos e vivências artísticos-culturais possam revelar e desenvolver suas pujanças humanas de forma protagonista e democrática.
A obra vinha sendo preparada desde o ano passado e será lançada dia 29 de outubro (quinta-feira), no mês da criança, por meio de um evento online, às 19h, com transmissão ao vivo pelo www.youtube.com/emcantar. Já no dia 30, o fundador do EMCANTAR, Marco Querubim, fará um bate papo com educadores, às 12h, pelo perfil @emcantar no Instagram.
O livro é dividido em duas partes, “Pressupostos” e “Metodologias”. São cerca de 150 páginas com textos, poesias, ilustrações e imagens que caminham pela trajetória de mais de duas décadas da Cia. Cultural. O prefácio é do escritor Pedro Bandeira: “Cada um deles me transmitia confiança e… e esperança. Esperança numa forma nova de fazer arte-educação, de unir todas as artes numa só, de oferecer a crianças e jovens uma alternativa de harmonia, de beleza, de convivência sadia, muito além dos conhecimentos científicos que a escola lhes proporcionava”, escreve o autor de literatura juvenil mais vendido no Brasil.
“Pedagogia do Encantamento” é uma realização da Cia Cultural EMCANTAR com patrocínio do Instituto Algar e da JRN Empreendimentos, com incentivo da Secretaria Municipal de Cultura por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Uberlândia-MG. Cada exemplar terá valor de R$ 30 e será vendido diretamente pelo site emcantar.org.
[25 ANOS NÃO SÃO 25 DIAS]
O livro apresenta as tecnologias educacionais desenvolvidas pelo EMCANTAR a partir de diferentes experiências multidisciplinares e multimídias vivenciadas ao longo de quase 25 anos desde a sua fundação, em 1996. Trata-se da sistematização de duas metodologias que permitem diversas possibilidades de replicação para que a capacidade do encantamento impulsione a vontade e o fluxo do processo pedagógico no desenvolvimento de cada pessoa.
Nascido na charmosa Araguari, o EMCANTAR se desenvolveu também em Uberlândia. Assim, pavimentou no Triângulo Mineiro uma trajetória corajosa com 6 discos, 3 DVDs, 8 espetáculos, 1 filme, além de diversos livros, experimentos audiovisuais e milhares de oficinas. Já passaram por São Paulo, Brasília, Goiás, Belo Horizonte e muitas outras cidades pelo Brasil, além de terem feito uma visita recente a Washington D.C., nos Estados Unidos.
Todo este movimento pedagógico foi construído coletivamente entre os integrantes –muitos deles começaram crianças e atualmente são gestores da própria Companhia– partindo do princípio fundamental da “cultura de roda”. Do exercício cotidiano das atividades em círculo, de forma inovadora, democrática e cidadã, o EMCANTAR moldou a sua linguagem estética, artística e política, que se desdobra em musicais teatrais de alta qualidade e kits multimídias que se destacam pelo arrojo na forma e no conteúdo. Hoje, tudo isso está guardado debaixo deste guarda chuva chamado PEDAGOGIA DO ENCANTAMENTO.
[MAIS SOBRE A CIA. CULTURAL EMCANTAR]
EMCANTAR é uma companhia cultural que nasceu em 1996. Em 25 anos, atingiu mais de meio milhão de emcantados e conquistou 9 premiações. Hoje, se divide em duas frentes:
Grupo EMCANTAR: com mais de 1 mil apresentações artísticas, incluindo passagem por Washington (EUA), já atingiu um público de aproximadamente 200 mil espectadores, com 30 mil produtos distribuídos, incluindo 6 álbuns e 1 DVD lançados. No palco, os artistas misturam as linguagens da música e do teatro em espetáculos voltados para a infância e para família.
EMCANTAR Social: com mais de 10 mil crianças e adolescentes beneficiados em cerca de 100 projetos regulares desenvolvidos em regiões de baixo aparelhamento social e cultural, suas ações envolvem as linguagens da música, teatro, literatura, audiovisual, além de brincadeiras cantadas da cultura popular, já tendo resultado na publicação de 7 livros, 2 DVDs, 1 CD e mais de 30 espetáculos de autoria coletiva.
[PARCERIA EMCANTAR + INSTITUTO ALGAR]
O livro “Pedagogia do Encantamento” tem patrocínio do Instituto Algar. Por acreditar que a educação é o caminho que vai levar o Brasil a uma realidade melhor, o Grupo Algar investe, desde 1994, em programas sociais voltados à comunidade. A ideia é contribuir com a melhoria da qualidade da educação brasileira. Ao longo dos anos, estes programas cresceram e, em 2002, passaram a ter a gestão do Instituto Algar, que hoje atua nas frentes: educação, cultura, esporte e social.
[PARCERIA EMCANTAR + JRN EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS]
A JRN Empreendimentos Imobiliários é parceira do livro “Pedagogia do Encantamento” via Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Uberlândia. Há mais de 40 anos, a JRN tem a missão de melhorar a qualidade de vida com empreendimentos urbanísticos inovadores, que sejam inseridos no contexto urbano integrado, viabilizando o sonho de muitas pessoas com o lugar ideal para construir a sua casa. Um trabalho que envolve todos os valores da empresa, começando no foco que tem no cliente e passando pelo compromisso com stakeholders, o cultivo de relacionamentos, a sustentabilidade das suas ações e o aperfeiçoamento contínuo para oferecer produtos diferenciados. Para saber mais, acesse: jrnempreendimentos.com.br
Facebook
Twitter
Google+
YouTube