Analista do Sebrae Minas fala sobre os perigos dos segmentos que estão na ‘moda`
Com a movimentação do mercado de trabalho no final e no início do ano, empreendedores devem ficar atentos em quais segmentos investir. Alguns cuidados precisam ser tomados, principalmente, no que se refere a tendências. Esse é o conselho do analista do Sebrae Minas Fabiano Alves. “Muito cuidado ao fechar um negócio em tendências que viram ‘modinha’ e saturam no mercado, como foi o caso de lan houses, food trucks, barbearias, cervejarias artesanais, dentre outros. Após a onda, ficam realmente quem mais se capacitou e profissionalizou. Já quem se aventurou sem experiência não teve sucesso”, adverte.
Fabiano lembra que ter um negócio requer não só investimento financeiro, mas também dedicação. “A vida do empreendedor passa a girar em torno do seu negócio e, por isso, tem que conhecer muito do ramo para gerar maior e melhor experiência para seus clientes e obter retorno”.
Ter experiência foi o que incentivou a empresária do setor de vestuário feminino Bruna Vasques a abrir seu negócio. Ela vendia roupas para terceiros e construiu um blog que mostrava tendências da moda. Percebeu, então, que muitas mulheres se espelhavam nela e faziam consultoria. “Vi aí a grande chance. Não me aventurei em nada que fosse modismo e sim no setor que já me dava um certo retorno. Se alguém tem a intenção de empreender, a experiência e a aptidão para o segmento escolhido são fundamentais”, aconselha Bruna, que hoje tem a própria loja.
Cuidados ao investir
- Abrir um negócio de tendência requer cautela
- Muitos negócios viram ‘modinha’ e saturam o mercado
- Busque um empreendimento que você tenha aptidão
Por – Pituca Ferreira – Analista de Comunicação Corporativa
Facebook
Twitter
Google+
YouTube