omemorado no segundo domingo do mês de agosto (12/08), o Dia dos Pais simboliza a abertura do calendário comemorativo do segundo semestre do ano. A data coincide com as liquidações de artigos de inverno, o que contribui para gerar um ambiente de oportunidades de compras a preços ainda mais acessíveis. De acordo com a pesquisa elaborada pela Fecomércio MG, 57,4% dos empresários do comércio varejista acreditam no crescimento das vendas no Dia dos Pais deste ano, o que representa um aumento de 4,5 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados apresentam o melhor resultado dos últimos quatro anos: em 2014, 43,1% tinham essa mesma perspectiva, ante 28,1% em 2015, 37,8% em 2016 e 52,9% em 2017.
Entre as ações adotadas para melhorar as vendas no período, os empresários apontaram as promoções e liquidações (44,8%) como a principal estratégia, seguida pela propaganda (30,9%) e diversificação do mix (6,7%). Segundo o economista da Fecomércio MG, Guilherme Almeida, o aumento da expectativa de vendas por parte do comércio é reflexo da melhora econômica. “O Dia dos Pais de 2017 foi relativamente positivo para o comércio, pois consideramos como o primeiro ano de recuperação econômica. Ainda estamos aquém da recuperação total, mas o cenário têm evoluído em 2018 e já indica números melhores que os anos anteriores”, enfatiza.
Entre os consumidores entrevistados pela pesquisa, 34,3% afirmam que vão presentear na data, número inferior aos 37% apurados em 2017. Entre esse grupo de consumidores, 88,8% irão adquirir presentes que não ultrapassarão o valor de R$ 200,00, sendo que a maioria (63,3%) pretende gastar menos em relação ao ano passado.
Almeida aponta a melhoria do ambiente para o consumidor, em termos de preço e inflação controlada, como favorável para as compras. “As promoções foram citadas por 70,6% dos entrevistados como fator preponderante para estimular as compras no período. Ações como pague dois e leve três são muito comuns e extremamente eficazes para a data”, destaca.
A lista de artigos mais procurados inclui roupas (50%), calçados (14,7%) e itens de perfumaria (14,7%). Entre as formas de pagamento, 71,3% dos entrevistados pretendem comprar à vista, no dinheiro ou no cartão de débito.
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