Instituição teve parte clínica, cirúrgica e UTI reabertas com apoio da Prefeitura
Com a abertura do hospital Casa do Caminho prevista para segunda-feira, 3, a Prefeitura e Secretaria Municipal de Saúde apresentaram a equipe técnica composta por cerca de 40 profissionais da saúde que atuarão na clínica médica, cirúrgica e Unidade de Terapia Intensiva. A instituição de saúde estava com as atividades suspensas desde 2015, devido aos problemas financeiros. A reabertura possibilitada pela gestão municipal que irá assumir os custos financeiros e gerenciamento da equipe médica, alimentação enteral, exames laboratoriais e de imagem.
A reunião teve participação do prefeito Aracely de Paula e secretários; o presidente e fundador da Casa do Caminho, José Tadeu Silva, acompanhado de demais representantes da instituição e parte dos médicos contratados para a reabertura. O evento teve música feita pela equipe do hospital e visita às dependências.
O secretário de Saúde, Dr. Alonso Garcia, participou da seleção dos cerca de 40 profissionais que atuarão nas áreas clínicas, de UTI, cirurgias eletivas de diversas áreas. Foram destacadas, pelo secretário, a utilização de mão de obra já familiarizada com a rede pública municipal e a satisfação em cumprir um compromisso feito pelo prefeito durante a campanha.
“Cerca de 70% já faz parte do grupo da saúde pública e estamos com uma ampla tarefa para ajudar nossa população. A reabertura foi um compromisso de campanha que o prefeito tinha em função da falta de leitos de clínica, cirurgia e UTI que temos na cidade. Vários procedimentos foram suspensos por falta de leito, então a Casa do Caminho vem para resolver este tipo de problema”, afirmou o secretário.
A coordenação da parte técnica e profissional ficará a cargo da diretora técnica Dra. Mariana Soares Campos França, que auxiliou na seleção dos médicos. “Escolhemos profissionais jovens que vão acrescentar muito para a cidade. É muito importante, pois o paciente precisa ser atendido não só do ponto de vista da doença, mas também da humanidade. A Santa Casa e o PAM estão lotados, então era necessária a reabertura do hospital”, disse a diretora.
A médica salienta que o hospital será reaberto com adequações que ocorrerão de forma contínua, conforme a necessidade do município. “A reabertura do hospital será lenta, reabriremos com 12 leitos, cinco leitos de UTI e, posteriormente, vamos reabrir mais conforme intenção do município. Tudo está sendo adequado para atendermos bem à população: antibióticos, monitores, ventiladores para os pacientes entubados em UTI são tipos de materiais já disponíveis”, destacou.
De acordo com o presidente e fundador, José Tadeu Silva, o hospital manteve o trabalho de longa permanência com 75 leitos; e o hospital psiquiátrico, que atende mais de 100 pacientes. Ao considerar que a instituição atende Araxá e outras oito cidades, ele considera primordial o apoio da gestão municipal.
“Acredito que acrescentará muito para a população e nós da instituição, médicos e população. A saúde terá uma fortalecida grande com a reabertura e chegada de mais médicos. Esse apoio da Prefeitura vai cobrir o salário dos médicos e pagar a parte de laboratório, e esperamos contar com a comunidade também”, afirmou José Tadeu.
Facebook
Twitter
Google+
YouTube