Entre as atrações estão Maria Bragança, Marcus Biancardini e a banda Peixe Piloto
Um dos principais eventos do setor queijeiro nas Américas, a ExpoQueijo Brasil – Araxá International Cheese Awards – também é tradicionalmente um espaço de celebração da cultura. Durante os quatro dias de evento, a Vila Gastronômica e Cultural vai receber grandes nomes da música regional e brasileira em espetáculos sempre abertos ao público. “A cultura sempre está interligada ao queijo. Fazemos desse momento de conhecimento e valorização também um espaço de encontros e de celebração da arte em suas várias formas”, ressalta a organizadora, Maricell Hussein.
O palco montado na área externa do Grande Hotel e Termas de Araxá abre suas atividades na quinta-feira (24). Na programação destaque para a saxofonista e compositora mineira, Maria Bragança, para o renomado violeiro Marcus Biancardini e para a primeira apresentação aberta ao público na nova fase da banda Peixe Piloto. Também se apresentam nesta edição Moura Blues, Vi-Voz & Banda, Quinto Sol, Manga Rosa, Latitude 19, Jhonny Go, Bêjazz Street Band, Piano Rock e Banda Vinith.
Durante o evento, além de boa música, o público é presenteado com a possibilidade de provar nos estantes os melhores queijos do mundo e harmonizações com pratos da culinária mineira e internacional, além de uma série de opções de bebidas.
Programação
24/08 – Quinta-feira
19h30 – Maria Bragança
21h – Marcus Biancardini
22h15 – Moura Blues
25/08 – Sexta-feira
19h30 – Vi-Voz & Banda
20h30 – Quinto Sol
22h – Banda Peixe Piloto
26/08 – Sábado
19h30 – Manga Rosa
20h30 – Banda Latitude 19
22h – Palco Jhonny Go
27/08 – Domingo
12h – Bêjazz Street Band
13h30 – Piano Rock
15h – Banda Vinith
Grandes atrações
Maria Bragança
Maria Bragança é uma saxofonista e compositora mineira reconhecida internacionalmente por sua atuação nas áreas de música clássica e contemporânea. Ela é Mestre em Música pela Escola de Música Superior Robert Schumann de Düsseldorf, na Alemanha, e tem formação em saxofone e violino. Maria Bragança já atuou em orquestras e conservatórios renomados no Brasil e participou de concertos e festivais representando diversos gêneros musicais. Ela já realizou séries de concertos internacionais ao lado de músicos como o pianista Roberto Szidon, na Suíça e na Alemanha; o cravista e organista Nicolau de Figueiredo, na França; e o regente e pianista Michell Collins. No jazz, Maria Bragança já se apresentou ao lado de nomes como Djalma Correa, Toninho Horta, Eberhard Weber, Mustapha Teddey Adyr e Nana Vasconcelos em países como Brasil, Alemanha, Áustria, França, Itália e África.
Marcus Biancardini
Nas mãos de Marcus Biancardini, a viola passeia pelo mundo, revivendo melodias inesquecíveis, manifestações universais da arte de povos e países conhecidos, admirados. Marcus Biancardini demonstra que, na viola, há uma “grande orquestra”, extraindo dela os sons da Harpa de Concerto, da Harpa Paraguaia,da Guitarra Portuguesa, do Cravo, da Balalaica, do Bandolim, da Calimba, da caixinha de música e até do canto da seriema. Trilhando os sons eternos dos interiores do Brasil, Marcus revive em seus shows obras da grande mestra Chiquinha Gonzaga, os Clássicos Sertanejos: Luar do Sertão, Casinha Pequenina, Tristeza do Jeca, Menino da Porteira, Chalana, entre outros. Do mundo da Música Popular Brasileira, Biancardini arranca sons inesperados, surpreendentes, da arte de Chico Buarque, Roberto Carlos, Raul Seixas, Tom Jobim, Vinícius de Morais e de tantos outros. E sai pelo Planeta Musical, reencontrando e revivendo, com um toque que lembra estrada de terra, casinha de sapé, fogão de lenha e bolo de milho e, mostrando-se eclético, navega em outros universos, interpretando Julio Iglesias, Elvis Presley, Beatles, Michael Jackson, Beethoven, Mozart, Bach…
Peixe Piloto
A música mineira celebrou muito recentemente um retorno emocionante. A banda Peixe Piloto, que conquistou fãs e dominou a cena musical em Araxá e região no final dos anos 90 e início dos 2000, está de volta e promete muita animação no primeiro show aberto ao público, na Expoqueijo. Somada à formação original, com Claudinho na guitarra, Baltazar no baixo e Luciana nos vocais, eles agora recebem Felipe, filho de Claudinho, na bateria. Inspirado por Alessandro, o baterista original da banda que infelizmente faleceu em 2011, Felipe honra o legado e segue os passos do ídolo, dando um novo ritmo à Peixe Piloto.
ExpoQueijo Brasil
Principal evento do segmento no país, a ExpoQueijo Brasil 2023 – Araxá International Cheese Awards tem reconhecimento e participação dos principais países produtores, atraindo a atenção da comunidade internacional, de especialistas e da imprensa. O encontro conta com uma grande estrutura montada no pátio principal e nos luxuosos salões do Grande Hotel e Termas de Araxá, patrimônio cultural e histórico de Minas Gerais.
Neste ano, a ExpoQueijo será realizada entre os dias 24 e 27 de agosto com impacto nas áreas de turismo, varejo, agropecuária, logística, indústria alimentícia e de suprimentos e relações internacionais.
O evento é realizado pela Bonare Eventos, com o patrocínio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio da Superintendência Federal de Agricultura MG, Sistema Ocemg, Faemg Senar, ITA – Italian Trade Agency, Sicoob Crediara e McCain. São parceiros da ExpoQueijo, o Governo de Minas, por meio da Seapa e de suas vinculadas, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Prefeitura de Araxá, Aqmara e Amiqueijo. A curadoria é do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), órgão ligado à Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig).
Facebook
Twitter
Google+
YouTube