Considerado um dos mais importantes pintores brasileiros de todos os tempos, sendo o que alcançou maior projeção internacional, Cândido Portinari estará presente no VIII Fliaraxá 2019 por meio de uma palestra que o seu único filho, João Cândido Portinari, que está na programação do Festival, no dia 21 (sexta), às 11h.
Em 1979, após 13 anos de atividades de pesquisa, ensino e administração desenvolvidas em tempo integral no Departamento de Matemática da PUC-Rio, o professor João Portinari concebeu e implantou o “Projeto Portinari”, trabalho universitário de equipe multi-disciplinar que há 40 anos se empenha no levantamento, catalogação, pesquisa e disponibilização de um vasto acervo documental sobre a obra, vida e época do pintor Candido Portinari (1903-62).
A palestra se desdobra sobre a vida e obra de Portinari, destacando sua intensa interação com os poetas e escritores e o trabalho do Projeto Portinari.
Guerra e Paz
A história dos monumentais painéis “Guerra” e “Paz”, presente do Brasil à Organização das Nações Unidas, também será tema da exposição. Após obter da ONU a guarda dos originais “Guerra” e “Paz” durante o período 2010-2015, o Projeto Portinari trouxe a obra prima do pintor para restauro e exposição no Brasil.
Facebook
Twitter
Google+
YouTube