Mais de vinte mil famílias que moram na zona rural mineira comemoram a chegada da luz elétrica em suas casas. Até 2018, a Cemig deve levar energia elétrica a cerca de 50 mil propriedades no campo. Mais de duzentas mil pessoas serão beneficiadas. Ouça, na matéria, a história da Dona Geralda, moradora da zona rural do Alto Jequitinhonha, que agora pode beber água gelada em sua própria casa:
LOC – Mais de vinte mil famílias que moram na zona rural mineira comemoram a chegada da luz elétrica em suas casas. Até 2018, a Cemig deve levar energia elétrica a cerca de 50 mil propriedades no campo. Mais de duzentas mil pessoas serão beneficiadas. Hoje, o maior número de casas sem luz está no norte mineiro. Por isso, a Cemig tem reforçado o trabalho na região. Uma das beneficiadas foi a Dona Geralda, moradora da zona rural do Alto Jequitinhonha, que agora pode beber água geladinha:
SONORA – GERALDA
Meu nome é Geralda, eu moro na zona rural do município de Felício Santos, a gente não tinha energia elétrica. Veio pra cá primeiro e foi morando no escuro, mas é horrível. A geladeira não funcionava. Aí Deus abençoou que o dia em que a energia elétrica chegou foi uma benção. Foi maravilhoso. A gente pôde assistir televisão tranquilo, a geladeira funcionou legal: uma água gelada, guardar as coisas, né, conservar os alimentos na geladeira, é muito bom! Eu, até hoje, eu olho o padrão aqui e ainda não acredito. Falo “será que eu tô sonhando?” – é bom demais, nossa!”
LOC GUILHERME – A engenheira de planejamento da Cemig, Luciene Rezende, orienta a pessoa interessada em pedir a ligação de energia elétrica na zona rural:
Tec. Luciene Rezende 1 – 37”
Ela deve procurar uma agência de atendimento e na agência, ela irá preencher um formulário com os dados pessoais, CPF, identidade, e neste formulário ela deverá listar todos os equipamentos que ela pretende ter lá na sua propriedade rural, por exemplo, geladeira, uma televisão, quantas lâmpadas, quantas tomadas. A partir desse formulário, a Cemig tem 30 dias para analisar essa solicitação e responder por escrito, através de uma carta, para o cliente se a solicitação dele será enquadrada dentro dos critérios do programa ou não.
LOC GUILHERME- Luciene Rezende alerta, porém, que a ligação da rede elétrica é feita de acordo com um cronograma da Cemig e não pela ordem de inscrição do consumidor:
Tec – Luciene Rezende 2 – 20”
Então, é muito comum, quando o cliente recebe esta carta resposta, ele nos procurar, às vezes até através dos canais de reclamação, e falar “poxa vida, eu tô aqui, minha propriedade tá a 100 metros da rede e a Cemig tá falando que só vai me atender no ano que vem”. Mas, provavelmente, ele está num município que será regularizado no ano que vem, no ano de 2018.
LOC GUILHERME – O programa de Regularização dos Atendimentos Rurais deve chegar a mais de 400 municípios mineiros até 2018. Ele faz parte do plano para enfrentamento da pobreza no campo, lançado no ano passado pelo Governo de Minas. Por isso, a Cemig tem dado atenção especial para escolas rurais, assentamentos, quilombos, tribos indígenas e poços artesianos comunitários.
Assinatura – Da Agência Minas, Guilherme Amorim
Facebook
Twitter
Google+
YouTube