Junta reguladora busca alternativas de internação para aliviar HC/UFTM em Uberaba
Criada na segunda-feira (25) para auxílio no enfrentamento do surto da bactéria de alta resistência no Hospital de Clínicas da UFTM, integrantes da Junta Reguladora de Leitos fizeram a primeira reunião ontem para definir ações. O Ministério Público manifestou que será cobrado dos municípios da região para absorver parte da demanda até então direcionada ao HC.
A promotora de Justiça de Defesa da Saúde, Cláudia Alfredo Marques Carvalho, ofereceu opções de buscar vagas em outras cidades e fazer uma triagem de casos de média complexidade da região. Ela questionou inclusive a possibilidade de o paciente ter o atendimento no próprio município de residência para diminuir o número de transferências ao HC da UFTM até a contenção do surto de bactéria.
A diretora de Atenção à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Elaine Vilela, ressalta que a Central de Regulação também vai cobrar dos municípios sede de cada microrregião para receber e atender aos casos. “Algumas regiões têm condição de absorver os pacientes”, conta. Além disso, o coordenador da Central de Regulação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) Uberaba, José Natal França, pontuou que com o início do funcionamento do Hospital Regional José de Alencar existe uma boa perspectiva no aspecto da transferência de pacientes de média complexidade.
Fonte: http://jmonline.com.br
Facebook
Twitter
Google+
YouTube