Estão abertas as inscrições para os cursos de Graduação do CEFET-MG campus Araxá. Serão 40 vagas para o curso de Engenharia de Automação Industrial e 40 vagas para o curso de Engenharia de Minas. Estudantes que possuam o Ensino Médio completo e tenham realizado o Enem 2020 ou 2019 podem realizar as inscrições até o dia 19 de Abril através do site www.copeve.cefetmg.br .
Engenharia de Automação Industrial.
Na região de Araxá, o setor industrial domina a economia e se sustenta nas riquezas minerais e agronegócio, representada pelo café e pela pecuária. O desenvolvimento tecnológico aliado à alta competitividade do mercado impulsiona tais setores para a utilização intensa de tecnologias ligadas à eletrônica e à informática. Observa-se assim uma intensa e crescente utilização dos processos de controle e automação industrial nas diversas fases de produção – desde o projeto até a manufatura e manutenção. Atendendo a demanda do mercado para um profissional qualificado para esse fim, surgiu no CEFET-MG campus Araxá o curso de Engenharia de Automação Industrial que é ofertado em 10 semestres no período integral com possibilidade também dos alunos atuarem nas áreas de pesquisa e extensão. O profissional formado é capaz e habilitado a atuar no projeto, manutenção e execução visando a integração dos processos produtivos, a melhoria da produtividade e da qualidade do produto.
Engenharia de Minas
O curso de graduação em Engenharia de Minas, ofertado na modalidade integral com duração de 5 anos (10 semestres letivos), tem como objetivo geral formar profissionais com uma sólida e qualificada fundamentação, tanto do ponto de vista teórico quanto prático, envolvendo uma base de conhecimentos que os prepare para atuar no processo produtivo e no desenvolvimento técnico e científico do país. Esta atuação abrange as grandes áreas da mineração: tecnologia mineral, extração de rochas e beneficiamento de minérios. A região do Alto Paranaíba, onde se insere a cidade de Araxá, é rica em recursos minerais como diamante, ouro, fosfato, nióbio, terras raras, potássio e titânio que vem sendo pesquisados e explotados desde a década de 1950. Grandes empreendimentos mineiros se instalaram na região e continuam em processo de expansão o que tem aumentado a demanda por profissionais da área de mineração. O Engenheiro de Minas pode atuar empresas públicas, privadas e prestadoras de serviços nas áreas específicas e/ou relacionadas à Mineração, ou, que necessitem do profissional com a sua formação, nos campos profissionais de Mineração, Caracterização e Beneficiamento de Minérios, Tecnologia Mineral, Geotecnia, Hidrogeologia e Gestão Econômica Mineral.
Facebook
Twitter
Google+
YouTube