Com o PicPay, motoristas de Minas Gerais só precisam informar a placa e podem consultar outras pendências do veículo, como multas, licenciamento e taxas
O mês de janeiro marca o início do pagamento do IPVA na maioria dos estados. Para simplificar a vida dos motoristas, o PicPay oferece a possibilidade de consulta e pagamento do imposto usando apenas a placa, diretamente no app. Em Minas Gerais, o pagamento à vista do IPVA rende um desconto de 3%, com vencimento a partir do dia 15 de janeiro.
Ao longo de 2023, milhões de placas foram consultadas. Os usuários podem pagar com cartão de crédito à vista ou parcelado em até 12 vezes, ou ainda utilizar o saldo em conta.
A ferramenta facilita a gestão do veículo, já que permite que as pessoas consultem e paguem o IPVA no mesmo app em que já movimentam toda a vida financeira. Outra vantagem é para quem quer aproveitar os descontos do pagamento em cota única, com a chance parcelar em até 12 vezes. Além do IPVA, os usuários podem quitar outras pendências, como multas de trânsito e taxa de licenciamento, de uma vez só. Para fazer a consulta, a pessoa só precisa informar a placa do veículo na opção ‘Multas e IPVA’, na tela inicial do app. Caso haja qualquer débito, basta selecionar e pagar com o saldo ou cartão de crédito.
Como consultar o IPVA 2024 no PicPay?
- Abra o aplicativo do PicPay;
- Procure pela função de ‘Multas e IPVA’;
- Informe a placa do veículo;
- Selecione os débitos que deseja pagar;
- Pague com o saldo em carteira ou com cartão de crédito à vista ou parcelado;
- Pronto!
Consulta e pagamento
A consulta do valor do imposto pode ser feita por meio do número do Renavam do veículo, no site da Secretaria de Fazenda ou no LigMinas pelo telefone 155 válido para todo o estado de Minas Gerais. Já o pagamento em cota única (com desconto de 3%) ou parcelado em até três vezes deve ser efetuado diretamente nos terminais de autoatendimento ou guichês dos agentes arrecadadores autorizados (Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Lotéricas, Mais BB, Mercantil do Brasil, Santander e Sicoob), bastando informar o número do Renavam. Vale lembrar que, desde março deste ano, o IPVA em Minas Gerais pode ser pago via Pix, bastando ao contribuinte ter conta em qualquer instituição financeira ou banco digital (as chamadas fintechs). Para gerar o QR Code, o contribuinte deve acessar https://www.fazenda.mg.gov.br/ e, na área do IPVA, escolher a opção emissão da Guia do IPVA. Apesar de os valores estarem disponíveis para consulta, só será possível pagar o imposto a partir de 01/01/2024.
Alerta contra golpes
A Secretaria de Fazenda reforça o alerta contra os golpes nos aplicativos de mensagens, internet e redes sociais. A orientação é para que o cidadão não clique em links, QR Codes, código de barras e outros recebidos em celulares ou e-mails. O site da Secretaria de Fazenda é o único caminho seguro para gerar o QR Code ou emitir o DAE (Documento de Arrecadação Estadual). Outro ponto importante a ser observado é que, no caso de pagamento via Pix, o beneficiado da operação sempre será o Estado de Minas Gerais (CNPJ: 18.715615/0001-60) e a instituição emissora de QR Code é o Banco Itaú S/A.
Incentivo à regularidade
O desconto de 3%, concedido pelo “Bom Pagador”, Programa de Incentivo à Regularidade do Pagamento do IPVA, continua valendo. Tem direito o contribuinte que quitou em dia todos os débitos vinculados ao veículo nos anos de 2022 e 2023. Como o benefício é concedido automaticamente, o valor do IPVA 2024 cujo veículo obedecer aos critérios estabelecidos já será emitido com desconto, não sendo necessário contato com a Secretaria de Fazenda. Ao todo, 2.969.876 veículos, o equivalente a 26,5% da frota tributável do estado, terão o desconto aplicado no valor do imposto. O desconto é por Renavam e não por proprietário. Para saber se o seu veículo está incluído na lista, clique aqui.
Pedido de revisão
Após a publicação da Resolução 5.737, o contribuinte tem 15 dias úteis para apresentar pedido de revisão, em caso de discordância do valor da base de cálculo. O formulário de requerimento está disponível no site da Secretaria de Fazenda.
Taxa de Licenciamento
Os motoristas devem ficar atentos à data de vencimento da TRLAV (Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo), no valor de R$ 39,36. O tributo deve ser pago até 31/03/2024, independentemente da placa do veículo. Assim como o IPVA, a TRLAV também pode ser paga via Pix ou diretamente nos terminais de autoatendimento ou guichês dos agentes arrecadadores, bastando informar o número do Renavam.
Agência Minas
Facebook
Twitter
Google+
YouTube