Ao estudarmos diferentes passados históricos, muitas vezes nos concentramos em acontecimentos e datas importantes. No entanto, por trás desses eventos, há personagens que viveram e experienciaram momentos cruciais da humanidade. Cada personalidade traz consigo uma história única, com emoções, desafios, conquistas e reflexões que nos permitem compreender melhor o contexto histórico em que viveram. Ao nos aproximarmos de suas vivências e perspectivas, somos capazes de enxergar as nuances da época, compreender as motivações por trás das ações e refletir sobre os impactos desses eventos em suas vidas e na sociedade como um todo. Além disso, somos desafiados a refletir sobre nossa própria realidade e a buscar soluções para os desafios contemporâneos.
Em muitos casos, a História privilegiou certos grupos e personagens em detrimento de outros, deixando vozes silenciadas. No entanto, por meio de pesquisas e estudos, é possível resgatar essas personalidades esquecidas e proporcionar uma visão mais completa e diversificada do passado. O trabalho de historiadores como Mary Del Priore é fundamental para trazer à tona essas vozes negligenciadas e enriquecer nossa compreensão da História.
Durante a reunião no 11º Fliaraxá, com Mary Del Priore como guia, será possível explorar os caminhos do passado e desvendar os segredos ocultos por trás das personagens históricas. Não perca essa oportunidade de se conectar com o passado e compreender melhor o presente. O debate será realizado dia 08/07, sábado, às 16h, no auditório 1.
Mary del Priore é autora de 54 livros de História do Brasil e ganhadora de mais de 20 prêmios literários nacionais e internacionais, entre os quais 4 Jabutis. Lecionou nos Departamentos de História da FFLCH/USP, PUC/RJ e Universidade Salgado de Oliveira. É também autora brasileira selecionada para o catálogo da CBL e atua como consultora de consagrados diretores de cinema, contribuindo com conteúdo histórico para filmes e documentários realizados para a televisão e o cinema brasileiro.
O Fliaraxá é apresentado pela CBMM, com patrocínio do Itaú e da Cemig, via Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, com apoio da TV Integração, Prefeitura Municipal de Araxá, Fundação Calmon Barreto, Câmara Municipal de Araxá, Academia Araxaense de Letras, Condor Eventos, Vale Sul / Goethe-Institut, Instituto Terra e Sesc.
11.º Festival Literário de Araxá – Fliaraxá
De 5 a 9 de julho, de quarta-feira a domingo
Tema: “Educação, Literatura e Patrimônio”
Local: programação presencial no estacionamento do Estádio Municipal Fausto Alvim (Av. Imbiara – Centro, Araxá) e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @fliaraxa
Informações:
Facebook
Twitter
Google+
YouTube