Orquestra Sinfônica de Minas apresenta concerto especial no Dia dos Namorados
Minas Gerais

Orquestra Sinfônica de Minas apresenta concerto especial no Dia dos Namorados

Orquestra Sinfônica de Minas apresenta concerto especial no Dia dos Namorados

Evento promovido pela Fundação Clóvis Salgado é gratuito e será realizado no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, na capital

imagem de destaque

A série Concertos no Parque apresenta, neste domingo (12/6), às 10h, uma programação especial para o Dia dos Namorados. Com regência do maestro assistente André Brant, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (OSMG) promete um concerto emocionante, trazendo no repertório, entre outros destaques, obras de  Tchaikovsky, Villa-Lobos e Rossini. O acesso ao evento promovido pela Fundação Clóvis Salgado (FCS) é gratuito, mas é necessário realizar cadastro pelo Sympla e apresentar cartão de vacina contra febre amarela e covid-19.

“Teremos algumas peças muito divertidas, que o público de certa forma já escutou a melodia e irá reconhecer. Vamos homenagear o Dia do Namorados com obras que falam essencialmente sobre o amor, como as belas Morte do Amor de Isolda e A Bela Adormecida. Traremos uma grande variedade de obras mais curtas e leves”, afirma o maestro André Brant. Esta é também a primeira vez que o regente assistente assume a batuta da OSMG em um concerto no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, em Belo Horizonte.

Introdução 

O programa se inicia com a abertura da ópera La Gazza Ladra, do compositor italiano Gioachino Rossini. A obra é conhecida pelo seu dinamismo, marcada pelo ritmo da percussão. “Escolhemos essa obra pois Rossini tem a característica de escrever obras divertidas e muito leves, e essa é uma daquelas que certamente o público já ouviu”, explica Brant.

O maestro também destaca que a segunda obra, Dança do Sabre, tem um grande potencial melódico que o público já reconhecerá nos primeiros compassos. A obra foi composta pelo armênio Aram Khachaturian, em 1942, baseada em uma canção folclórica. É considerada uma das peças mais influentes da música popular do século 20, e foi regravada por vários artistas mundialmente.

Ode ao amor romântico

O grande destaque fica com o trecho do balé A Bela Adormecida, composto pelo russo Piotr Tchaikovsky com base no conto de fadas do escritor francês Charles Perrault. Obra prima clássica, o balé é considerado um dos mais grandiosos já compostos, tendo alcançado a popularidade com ainda mais intensidade ao fazer parte da trilha sonora do filme homônimo estreado pelos estúdios Disney.

O programa prossegue com a brasileira Melodia Sentimental, de Heitor Villa-Lobos. A música é parte integrante da cantata A Floresta do Amazonas, composta inicialmente para o filme de romance Green Mansions (1959), de Mel Ferrer. “Ambas as peças tratam sobre o romance de uma forma muito característica e bonita de se ouvir”, destaca Brant.

Óperas

Outro destaque será a peça final da ópera Tristão e Isolda, grande alegoria para a morte por amor, eternizada pela lenda medieval do celta. Composta pelo alemão Richard Wagner, Tristão e Isolda é considerada uma das óperas mais famosas ao se tratar de amor romântico: nitidamente dramática, sua melodia cria um clima de tensão que traduz tema central, o amor impossível, e o encontro que culmina na morte trágica do casal.

Para finalizar o repertório, a abertura da ópera O Morcego, de Johann Strauss II, traz um clima mais animado à apresentação. “A ideia é fechar o concerto com uma obra mais divertida. A abertura de O Morcego é uma peça muito diversificada, possuindo valsas vienenses em sua composição. Possivelmente o público já a escutou em algum filme ou desenho animado”, conclui Brant.

Paulo Lacerda / FCS

Concertos no Parque

A série Concertos no Parque é realizada pelo  Ministério do Turismo, Governo de Minas GeraisSecretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) e pela Fundação Clóvis Salgado (FCS), e é correalizada pela APPA – Arte e Cultura. Tem como apresentadora do Programa a Cemig, e como patrocinadores ArcellorMittal, AngloGold Ashanti, Instituto Unimed-BH (incentivo de mais de cinco mil médicos cooperados e colaboradores) e Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O Instituto Usiminas também apoia a série.

FCS

A Fundação Clóvis Salgado (FCS) é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secult que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e de cultura em transversalidade com o turismo.

Artes visuais, cinema, dança, música erudita e popular, ópera e teatro constituem alguns dos campos em que são desenvolvidas as inúmeras atividades oferecidas aos visitantes do Palácio das Artes, CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais – e Serraria Souza Pinto, espaços geridos pela FCS.  A Instituição é responsável também pela gestão dos corpos artísticos – Cia. de Dança Palácio das Artes, Coral Lírico de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais –, do Cine Humberto Mauro, das Galerias de Arte e do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart).

Em 2020, quando celebrou 50 anos, a FCS ampliou sua atuação em plataformas virtuais, disponibilizando sua programação para público amplo e variado. O conjunto dessas atividades fortalece seu caráter público, como espaço de todos e para todos, em sua missão de fomentar a criação, formação, produção e difusão da arte e da cultura.
Serviço

Concertos no Parque

Data: 12/6/2022 (domingo)

Horário: 10h

Local: Parque Municipal Américo Renné Giannetti (Avenida Afonso Pena, número 1.377 – Centro – Belo Horizonte/MG)

Minas Gerais

Mais notícias da Categoria Minas Gerais

Cemig reforça procedimentos de segurança com a rede elétrica na instalação de enfeites natalinos

Cemig reforça procedimentos de segurança com a rede elétrica na instalação de enfeites natalinos

Portal Araxá 21/11/2024
Sete escolas rurais de Minas Gerais recebem melhorias do projeto Escola Transforma

Sete escolas rurais de Minas Gerais recebem melhorias do projeto Escola Transforma

Portal Araxá 13/11/2024
Governo do Estado recebe a rainha do Congo

Governo do Estado recebe a rainha do Congo

Portal Araxá 08/11/2024
Prêmio Mérito da Integração reconhece profissionais de Minas Gerais

Prêmio Mérito da Integração reconhece profissionais de Minas Gerais

Portal Araxá 05/11/2024
Caminhos para Avançar: Governo de Minas apresenta avanços no programa

Caminhos para Avançar: Governo de Minas apresenta avanços no programa

Portal Araxá 05/11/2024
BDMG lança Prêmio de Empreendedorismo Social

BDMG lança Prêmio de Empreendedorismo Social

Portal Araxá 04/11/2024