O que acontece quando um comentarista de Língua Portuguesa e um professor da mesma língua se encontram? No 11º Fliaraxá, essa combinação culmina em uma mesa de debates. “As Línguas Portuguesa e Brasileira: Encontros e Despedidas” será apresentada por Sérgio Rodrigues e Pasquale Cipro Neto, dois profissionais que trabalham diária e diretamente com as palavras.
Na ocasião, os escritores buscarão apresentar pontos de vista distintos sobre a língua. Enquanto Pasquale poderá abordar o ramo linguístico enquanto professor, Sérgio trará suas experiências enquanto escritor.
Trata-se de um tema vasto e interessante e que tentará responder algumas perguntas que permeiam a lusofonia. O quanto a língua portuguesa brasileira está se afastando da matriz lusitana? O que se ganha e o que se perde com isso? “Aí estão os encontros e despedidas: todos os países falantes de português, incluindo os africanos, encontram-se na língua, ao mesmo tempo em que também se desencontram”.
Pasquale Cipro e Sérgio Rodrigues promovem o debate “As Línguas Portuguesa e Brasileira: Encontros e Despedidas” às 15h de sábado, dia 8/7, no Auditório 2. O evento será sediado no Estádio Municipal Fausto Alvim e tem entrada gratuita mediante retirada de ingresso no Sympla.
Sérgio Rodrigues é escritor, jornalista, crítico literário e roteirista de TV. Colunista semanal de língua e linguagem da Folha de S.Paulo, é autor de diversos livros de ficção e não ficção.
Pasquale Cipro é professor de português desde 1975. Idealizou o programa “Nossa Língua Portuguesa”, transmitido pela TV Cultura, durante 19 anos. Apresentou, durante seis anos, o boletim “Com a Palavra o Professor Pasquale”, transmitido pela Rádio Globo para todo o país. É coautor da “Gramática da Língua Portuguesa” (com Ulisses Infante); escreveu o “Anexo Gramatical do Manual da Redação da Folha de S. Paulo”; entre outros.
O Fliaraxá é apresentado pela CBMM, com patrocínio do Itaú e da Cemig, via Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, com apoio da TV Integração, Prefeitura Municipal de Araxá, Fundação Calmon Barreto, Câmara Municipal de Araxá, Academia Araxaense de Letras, Condor Eventos, Vale Sul/Goethe-Institut, Instituto Terra e Sesc.
Facebook
Twitter
Google+
YouTube