A Câmara realizou, nesta quinta-feira (26/09), uma Roda de Conversa sobre o tema “Convivendo com o Alzheimer”. O evento dirigido pelo Vice-Presidente da Casa da Cidadania, Vereador Fárley Cabeleireiro (DEM), foi proposto pelo Vereador Luiz Carlos (Podemos). O objetivo do encontro foi chamar a atenção para a conscientização da doença, sanando dúvidas e trocando experiências com profissionais e familiares de portadores de Alzheimer.
Participaram da sessão as médicas Ana Maria Cabral de Moura (geriatra), Yvely Iunes Akel (neurologista), a Secretária Municipal de saúde Diane Dutra, a psicóloga Simone Castro (Supera), além dos convidados que convivem com a questão na família: Néli Alves de Ávila, José Pedro Pezutti Aguiar, Marinez Gotelip Borja (Instituto Apreender) e Tatá Gotelip (FCCB). Também estiveram presentes representantes da APAE, SOS, Uniaraxá, FAMA, Obras Sociais Eurípedes Barsanulfo e imprensa.
O Vereador Luiz Carlos falou sobre o 21 de setembro, Dia Mundial do Alzheimer e a importância de se lembrar desta data para debater sobre uma doença que leva ao esquecimento, com estimativa de 1,2 milhão portadores no Brasil. Ele explicou que o encontro buscou abrir um espaço para a elaboração de uma política pública que venha atender os anseios dos profissionais de saúde, familiares e cuidadores.
O parlamentar apresentou uma minuta de um Projeto de Lei que institui a Política Pública Municipal para o Tratamento e Prevenção da Doença de Alzheimer, contemplando também Orientação, Apoio e Atendimento aos Familiares e Cuidadores. O projeto prevê a criação do Centro de Referência de Tratamento e Prevenção do Alzheimer, a realização da Semana Municipal de Conscientização, grupos de apoio e a implantação de um banco de dados para o cadastramento de todos os pacientes do município.
A Secretária de Saúde Diane Dutra sinalizou o interesse da Administração Municipal de estudar a viabilidade das ideias propostas na minuta do projeto e colocá-las em prática, dada a relevância da pauta e uma estrutura para viável ampliação na Unisul, com espaço implementado para atendimento e assistência ao idoso.
Facebook
Twitter
Google+
YouTube