A Prefeitura de Araxá, através da Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB), promoveu a assinatura de contrato e ordem de serviço para restauração da Igreja São Sebastião, na quinta-feira, 30 de abril. Além do prefeito Aracely, participaram do ato os secretários Sebastião Donizete (Obras), Geraldo Lima Júnior (Desenvolvimento Econômico e Inovações Tecnológicas) e Lucimary Ávila (Governo), o responsável pela empresa Minas Construções e Restaurações (MCR), Miguel Assad, e o assessor em Brasília, Rubens Herbert. “Mostra uma Araxá com questão de preservar os valores e respeitar os monumentos que fazem parte da nossa história. É uma mensagem que resgatamos do passado e enviamos para o futuro”, destacou o prefeito Aracely de Paula.
A Igreja São Sebastião receberá uma restauração completa com renovação de todo o patrimônio interno e externo. Terá melhorias na parte elétrica, na sonorização e nos alarmes, reforma de todo o telhado, piso e alvenaria. Serão restaurados os altares respeitando o trabalho feito no século passado. “A praça que fica próxima à igreja ganhará uma nova iluminação, um paisagismo e um pergolado. Tivemos aprovação junto ao IEPHA para realizar a restauração. Essa obra é muito importante para cultura, arte e história de Araxá”, contou a presidente da FCCB, Régia Côrtes.
O Diretor da Minas Construções e Restaurações, Miguel Assad, adiantou que o contrato é de 12 meses, mas a obra deve ser entregue antes desse prazo. Ressaltou que serão restaurados telhado, reboco e elementos artísticos. Os altares serão tratados, resgatando a originalidade com os marmorizados da época. “A igreja é do século XVIII, será um trabalho muito bacana, de grande importância para a minha empresa e para a cidade de Araxá”.
Facebook
Twitter
Google+
YouTube