O encontro que reuniu profissionais de diversos setores, discutiu o novo modelo de regulação e serviu para finalizar a Cartilha Informativa sobre Saúde que será distribuída na cidade
Um encontro para agradecer, trocar informações e formatar a Cartilha Informativa sobre os serviços da área de saúde oferecidos pela Prefeitura de Araxá. Esses foram os temas do 1º Simpósio Municipal de Saúde promovido nesta sexta-feira, 27 de setembro, pela Administração, através da Secretaria de Saúde, no Teatro Municipal. O prefeito Aracely de Paula, acompanhado da secretária de Governo, Lucimary Ávila e da secretária de Saúde, Diane Dutra, participou da abertura do evento que contou com a palestra do psicólogo Vinícius Ferreira Borges, sobre a “Importância do Reconhecimento de Emoções na área da Saúde”.
Aracely ressaltou a importância do Simpósio e disse que mais importante do que os equipamentos e os prédios são o sentimento humano e a colaboração entre todos os entes que formam a corrente da saúde em Araxá. Reforçou que todos precisam se integrar, dar o máximo de si para que a saúde funcione. “Araxá cresceu muito no sistema de atendimento à saúde, nosso sistema é uma referência, por isso é necessário que haja entrosamento entre aqueles que praticam as mais diversas atividades visando a saúde da população. É um Simpósio educacional, voltado para o bem da pessoa humana, justificando esse aparato que a Prefeitura dedica a saúde de todos”.
A secretária Diane, informou que o através do Simpósio será formatado o novo modelo de regulação do município e a partir do evento sairá a Cartilha para população ter conhecimento da carteira de serviços que são oferecidos na cidade e como ter acesso a eles. Ela explicou que primeiro fizeram pré-simpósios para alinhar os fluxos e agora estão dividindo as informações com os profissionais para que todos possam repassar os esclarecimentos à comunidade. Participam do Simpósio as equipes que trabalham nas Estratégias Saúde da Família (ESFs), nas Unidades Básicas de Saúde, no Tratamento Fora de Domicílio (TFD), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Regulação. Futuramente promoverão encontros com os profissionais das vigilâncias, saúde mental e todos os serviços de apoio. A previsão é que a cartilha possa ser consultada no site da Prefeitura em 10 dias e seja distribuída impressa a partir de novembro. “O Simpósio é importante para alinhar e direcionar a população. Hoje muitas pessoas não sabem como conseguir um exame, o motivo da demora, como saber a posição na fila de espera. Agora a população e os profissionais terão acesso a todas as informações”.
O médico, Leirston Paulo Silva, coordenador Clínico da UPA, afirmou que eventos como esse servem para o profissional de saúde, independente da área, se atualizar, ouvir sobre questões teóricas para aplicar na prática. “Nós precisamos estar embasados, é um momento onde todos os profissionais podem ficar juntos, trocar experiências e conhecer sobre tudo o que o sistema de saúde público oferece. São muitos serviços, várias atualizações, a gente acaba não tendo conhecimento sobre tudo, é extremamente importante, o profissional tem que estar atualizado sempre”, finalizou.
Facebook
Twitter
Google+
YouTube