Um dia em que a sociedade, entidades do Terceiro Setor e Poder Público se reúnem para avaliar e discutir as ações desenvolvidas na cidade
Promover um dia de reflexão sobre as políticas públicas voltadas para as pessoas com mais de 60 anos em Araxá. Esse é um dos objetivos da II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, promovida na cidade nesta terça-feira, 30. O prefeito Aracely de Paula participou da abertura ressaltando que para falar dos direitos é importante lembrar da contribuição que os idosos já deram e continuam dando para o município. “Essa Conferência é uma saudação e um agradecimento aos idosos. Eu vejo essa evento com o sentimento de que o idoso muitas vezes tem mais a oferecer do que a receber. Agradeço e cumprimento aqueles que cuidam da sensibilidade que essa faixa etária requer, uma vez que ela é importantíssima para o equilíbrio e aprendizado da cidade de Araxá”.
O evento com o tema “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”, foi promovido no Centro Universitário do Planalto de Araxá. Contou com as presenças da Promotora de Justiça, Dra. Mara Lúcia Silva Dourado; do Secretário de Ação e Promoção Social, Moisés Cunha; da Presidente do Conselho do Idoso, Miriam Antoin Karam Lemos; secretários, representantes das entidades do Terceiro Setor que desenvolvem projetos para a melhor idade, idosos e comunidade. A primeira apresentação cultural foi feita pelo Núcleo de Incentivo à Leitura da Secretaria Municipal de Educação, com a peça de teatro “A Colcha de Retalhos”. A oradora representante das instituições do Terceiro Setor, foi a presidente da Associação Damas Salesianas, Elenice Veloso. A professora Celeste Moura, ministrou palestra magna sobre como viver a partir dos 60 anos.
O Secretário Moisés, destacou que a proposta da Administração Municipal é garantir qualidade de vida para os idosos, entendendo as limitações da idade e mostrando que também há muitas possibilidades. Ressaltou que em 2018, foram repassados quase R$ 8 milhões para as entidades do Terceiro Setor desenvolverem projetos que oferecem qualidade e condição de vida para as pessoas de 60+. “A Prefeitura entende que todos tem direito à vida, aos serviços públicos de saúde e segurança, aos equipamentos sociais, a frequentar eventos de cultura, lazer e esportes. Garantimos o financiamento para que as políticas públicas aconteçam e trilhamos nossas ações, pautados na responsabilidade do recurso, gerando qualidade de vida para todos”.
A presidente do Conselho, Miriam, reforçou que o encontro discute as políticas públicas realizadas no município, sendo uma oportunidade de a sociedade avaliar e propor novos projetos. A Conferência vai até às 18h, quando serão escolhidos os delegados que representarão o Araxá na Conferência Estadual e também haverá escolha dos representantes não governamentais do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.
Facebook
Twitter
Google+
YouTube