Com objetivo de promover uma gestão com total transparência, a diretoria da Associação Comercial, Industrial, de turismo, Serviços e Agronegócios de Araxá – Acia realizou nesta sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019, uma Assembleia Geral Ordinária (AGO) de prestação de contas do ano de 2018. O encontro contou com a presença da contadora da Acia, Roselene Rodrigues, do Auditor Warley Dias, do advogado da Acia, Dr. Rodolfo Lemos, diretores da Associação, da Câmara da Mulher Empreendedora, Acia Jovem, Aciacred, Câmara Setorial do Distrito Industrial, Fundação Acia, associados e membros da imprensa.
Balanço
Durante a AGO, a responsável pela contabilidade da Acia, Roselene Rodrigues, apresentou o balanço e os resultados por meio de um comparativo entre os últimos anos. De acordo com os números, o déficit líquido de cerca de R$ 1,2 milhão registrado em 2016 foi reduzido para cerca de R$ 43 mil em 2017; e em 2018 esse número passou para um saldo positivo de mais de R$ 210 mil.
Com a realização de várias ações, aliado a contenção de gastos e adequações, a Acia conseguiu reverter a preocupante situação financeira em que se encontrava antes da atual diretoria assumir a gestão. “Desde que assumi a presidência, juntamente com a diretoria, um dos pilares desta administração têm sido a transparência. Estamos organizando a casa com muita ética e seriedade e, por isto, realizamos essa prestação de contas, assim como fizemos no ano passado, para mostrar como começamos e como estamos terminando o ano de 2018, e finalmente temos esse resultado positivo, tendo sido todas as contas aprovadas pelo nosso Conselho Fiscal” explicou o presidente Emílio Neumann.
O crescimento da Associação também é visível por meio dos órgãos orbitais, que na oportunidade também apresentaram seu balanço financeiro e de atividades. “Todos os órgãos orbitais hoje são totalmente independentes financeiramente, e isso reflete de forma muito positiva no fortalecimento da Associação como um todo, é um trabalho em conjunto com pessoas capacitadas e competentes”, afirmou.
Auditoria
Desde o início da Gestão, a diretoria viu a necessidade de contratar uma empresa independente para realizar a Auditoria, tendo em vista o compromisso da Acia com seus associados, e por isso a R&R Auditoria, de Belo Horizonte, foi contratada. De acordo com o auditor Warley Dias, o objetivo desse trabalho é confirmar se os números são fidedignos tanto na parte administrativa como na financeira.
“Nós da auditoria temos o compromisso de avaliar todas as demonstrações contábeis da Acia, começamos em 2016 com o aval do Conselho anterior e agora estamos fazendo esse trabalho, quadrimestralmente, até o final da gestão. Avaliamos notas fiscais, contratos, demonstrativos, todos os documentos que são repassados pela contadora para verificar qualquer irregularidade, se tudo está de acordo com a lei e se os números representam a realidade”, explicou Warley.
Entre os fatos importantes que levaram a Acia à melhora do resultado econômico, o auditor destaca a finalização do processo de adequação do ativo imobilizado, em especial quanto à determinação de vida útil dos bens, e consequente ajuste nas taxas de depreciação, e mensuração do valor adequado do imóvel de propriedade da Entidade – antes a Acia não possuía escritura do imóvel, somente do terreno, e atualmente a situação está regularizada. Além disso, ele destaca a renegociação do contrato com a Boa Vista Serviços, prestadora dos serviços de consulta SCPC, com a amortização de dívidas.
Warley acrescenta ainda que o parecer atual da auditoria é sem ressalvas e que o trabalho deve continuar sendo realizado da mesma forma. “Em nossa opinião, as demonstrações contábeis apresentam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posição patrimonial e financeira da Acia no dia 31 de dezembro de 2018, o desempenho de suas operações e os seus fluxos de caixa para o exercício findo nessa data, de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil, aplicáveis às entidades sem fins lucrativos”, concluiu.
Facebook
Twitter
Google+
YouTube