Foram 8.148 pessoas atendidas e taxa de resolução de problemas é de 80%.
O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Araxá divulgou balanço dos atendimentos realizados no primeiro semestre de 2017. Foram 8.148 pessoas atendidas, com um índice de 80% da resolução dos problemas apresentados. No mesmo período de 2016, foram atendidas 7.197 pessoas, com o mesmo índice de resolutividade. Durante todo o último ano, o Procon Araxá realizou 16.308 atendimentos.
De acordo com a secretária executiva do Procon, Belma Nolli, o maior número dos registros continua relacionado com telefonia, com 12,24%; produtos com defeito, com 10,06%; renegociação de dívida, com 9,7%; e contratos bancários, com 5%. Ao todo, 6.498 pessoas tiveram suas reclamações resolvidas sem abertura de processos. Outras 1.928 tiveram orientações para os problemas apresentados, sendo que muitas dessas pessoas procuraram o órgão de maneira preventiva, evitando ter problema maior. Por fim, 44 processos administrativos foram abertos com o envio de notificações para os reclamados, o que representa apenas 0,54% no número total de atendimentos.
Já nos seis meses iniciais de 2016 foram 5.716 reclamações solucionadas sem abertura de processos, outras 1.445 pessoas receberam as devidas orientações e 39 processos administrativos foram abertos. Ao longo de todo o ano de 2016, foram abertos 85 processos administrativos; 13.035 reclamações resolvidas com utilização de ligações telefônicas ou até mesmo com a ida de um atendente do órgão diretamente ao estabelecimento comercial para solucionar as pendências; e outras 3.189 reclamantes tiveram orientações para as queixas apresentadas.
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