Cerca de 36 pessoas, entre alunos e professores, da rede municipal participaram do projeto
Educar as crianças para serem multiplicadoras de bons exemplos. Esse é o objetivo do Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) que entregou certificado e material de apoio às educadoras de cinco escolas municipais participantes do Programa “Procon Mirim: Formando Consumidores Conscientes”. Cerca de 36 profissionais da rede de ensino estiveram envolvidos no projeto que é uma das atrações do cronograma especial de comemoração aos 25 anos do órgão. O objetivo do projeto pioneiro em Araxá é preparar os educadores para o interesse pelos direitos e deveres dos consumidores e fornecedores e contribuir para o exercício e garantia da cidadania das crianças, de 7 a 12 anos.
As escolas municipais participantes foram: Escola Municipal de Aplicação Lélia Guimarães, Escola Municipal Nelson Gomes, Escola Municipal Leonilda Montandon, Escola Municipal Professora Romália Porfírio de Azevedo Leite e Oratório Nossa Senhora Auxiliadora. De acordo com uma das participantes, professora Ester Silveira, da Escola Municipal de Aplicação Lélia Guimarães, o programa Procon Mirim é muito importante para todos os envolvidos que se tornam multiplicadores. “O projeto valoriza e conscientiza os direitos e deveres que todos nós temos. Observamos que várias pessoas desconhecem essas questões. Precisamos saber mais para conscientizar os alunos”, destaca. Para a professora Sueli de Fátima Machado, da Escola Municipal Romália Porfírio de Azevedo Leite, o projeto é muito valioso. “O conteúdo repassado nesse curso será enriquecedor para alunos e professores. Vou passar tudo que eu aprendi para as crianças”, acrescenta.
Belma Nolli, secretária executiva do Procon Araxá, reitera que o programa é desenvolvido pelo Procon Estadual e Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) desde 2005 e incentiva a educação para o consumo. “Todos os participantes acharam extremamente importante a forma mais lúdica e criativa de passar o direito do consumidor às crianças que serão multiplicadoras de boas ações”, enfatiza.
Facebook
Twitter
Google+
YouTube