Foi aprovado na terça-feira (11) na Câmara Municipal, projeto de lei de autoria da vereadora Fernanda Castelha que prevê o plantio de 40% de árvores frutíferas, no mínimo, nos novos logradouros públicos ou quando houver necessidade de replantio no Município de Araxá. Dos parlamentares presentes, 13 foram favoráveis ao projeto e não houve nenhum contrário.
O plantio de árvores frutíferas em calçadas, praças, parques e espaços públicos em geral tem como objetivo restabelecer a conexão da população com o meio ambiente, conscientizando, estimulando o ecoturismo e fomentando o desenvolvimento sustentável da cidade.
Além da integração entre homem e natureza, há grande importância dos frutos para o repovoamento de pássaros e espécies da fauna nativas da região que são repelidas da área urbana em decorrência da intensa edificação, o que provoca o desequilíbrio ambiental.
As aves são conhecidos agentes semeadores que espalham os frutos e fazem proliferar plantas e árvores, além de controlarem o sistema com a caça de roedores e cobras. O aumento de pássaros na cidade, também poderia refletir em uma modalidade turística que vem crescendo e se consolidando Brasil afora: a observação de pássaros e a fotografia de natureza. Exemplo disso, temos na nossa própria região, o arraial de São João Batista da Canastra, que vem despontando como observatório natural de várias espécies de aves, ampliando o leque de atrações turísticas.
Agora o projeto segue para o Executivo para a sanção ou veto do Prefeito.
Facebook
Twitter
Google+
YouTube