A expectativa é de que a obra seja concluída em dezembro
As obras de reforma da Igreja Matriz de São Domingos entraram neste mês de novembro na etapa final. Segundo a engenheira responsável, Daiana Aquino, nos últimos dias os profissionais que trabalham no local fizeram a conclusão do telhado (após adequações elétricas na região do altar-mor) e concluíram um reforço com sapatas de concreto nos dois lados das escadas laterais. “É uma ação importante para garantirmos a conservação do prédio. Neste caso, a ideia foi minimizar a vibração provocada pelo trânsito no entorno da Matriz”, explica.
A engenheira explica que até o fim deste mês será iniciada a substituição do granito da escadaria central e finalizada a pintura. “A gente está trabalhando na pintura interna também. Vamos ainda realizar no princípio do próximo mês o polimento no piso porque a instalação dos ladrilhos hidráulicos que serão substituídos e/ou reparados a gente conclui agora no mês de novembro”, afirma.
A expectativa é de que a obra seja concluída em dezembro. O trabalho, que teve início em abril, é realizado pela Fundação Cultural Acia (Facia), por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e tem patrocínio da CBMM.
Campanha
Enquanto a reforma avança, a Paróquia de São Domingos realiza por iniciativa própria uma campanha para a troca dos antigos bancos e de todo o sistema de sonorização da Igreja. “Separamos 150 cotas. Os benfeitores que doarem o valor estipulado terão os seus nomes gravados na parte posterior dos bancos, eternizando, assim, a sua participação nessa reforma geral do templo”, explica o Padre Jonathan Costa.
Serão comprados mais de 60 bancos. Os interessados em ajudar podem procurar a Secretaria da Paróquia. Cada cota tem o valor de R$3.000 e várias já foram reservadas. “Como a nossa paróquia tem celebrações das Santas missas diárias (de segunda a segunda), recebe fiéis de todas as outras paróquias da cidade, além de ser a preferida para celebração de casamentos e outros sacramentos é importante que possamos também garantir o conforto de quem nos visita. A reforma está ficando muito boa e teremos com essa campanha à parte o complemento para torná-la ainda mais significativa”, explica.
Histórico
Do planejamento ao término, as obras de construção da Igreja Matriz de São Domingos duraram mais de 40 anos. Entre 1911 e 1948 a comunidade religiosa de Araxá acompanhou de perto a evolução dos trabalhos, bem como algumas paralisações.
Segundo registros da Fundação Cultural Calmon Barreto, em 24 de agosto de 1948, o vigário Pe. Philippini anotou nos arquivos o seguinte: “Terminam-se por completo todos os trabalhos de consolidação, revestimento interno e externo, forro e piso da Matriz, a escadaria, as dependências, a sacristia, a torre, a grade em redor da igreja, e jardim; numa palavra, está prompta, acabada a obra que me propuz a fazer. Deo gratias…”
O estilo arquitetônico da Igreja Matriz de São Domingos reúne características romanas com elementos góticos. Destaque para a beleza das pinturas murais, vitrais e elementos decorativos.
A reforma que garantirá a preservação deste patrimônio é promovida pela Fundação Cultural Acia (Facia) e tem o patrocínio da CBMM, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
—
Facebook
Twitter
Google+
YouTube