Ferramentas são essenciais para registro e direcionamento de demandas dos usuários
Proporcionar assistência à saúde e serviços de previdência de qualidade são os objetivos do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg).
Com cerca de 900 mil beneficiários, os canais de atendimento são ferramentas essenciais para que aqueles que utilizam os serviços relatem experiências ou obtenham suporte e informação.
O beneficiário que deseja relatar como foi atendido ao utilizar os serviços do instituto, por exemplo, deve acessar o site www.ipsemg.mg.gov.br e clicar no menu “Fale com o Ipsemg” para ter acesso às opções para registro da manifestação. São elas: Fale Conosco, o acesso ao site da Ouvidoria-Geral do Estado, e-SIC e Ouvidor SUS.
Características
No canal “Fale Conosco”, o cidadão poderá solicitar orientações referentes aos serviços do Ipsemg e informar situações insatisfatórias. A plataforma pode ser acessada tanto pelo site quanto pelo aplicativo Ipsemg (que atende sistemas iOS e Androind), a qualquer hora do dia.
O canal é gerenciado pela Coordenação de Canais Virtuais de Atendimento ao Público (CCVAP) do Instituto. Com o intuito de promover um atendimento de qualidade, trabalha no encaminhamento das manifestações às áreas competentes relacionadas para a conclusão de cada caso.
“Para que o Ipsemg consiga fornecer uma resposta satisfatória, é fundamental o preenchimento do formulário corretamente”, ressalta a coordenadora do CCVAP, Christiane Santos Lima.
No menu “Fale com o Ipsemg”, ainda é possível acessar o site da Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais, que possibilita ao cidadão registrar: reclamações, denúncias, solicitações, sugestões e elogios aos serviços prestados pelo instituto, com a finalidade de que o Estado acompanhe suas ações.
A plataforma do “e-SIC – Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (Portal Transparência)” tem como objetivo tratar os pedidos de informações sobre pessoas físicas e jurídicas, relacionados aos órgãos da administração pública do Estado. Neste canal é possível acompanhar os prazos das respostas realizadas pelo Poder Executivo de Minas Gerais.
O canal “Ouvidor SUS” possui temática específica sobre os serviços de saúde. Nele é possível registrar reclamações, denúncias, solicitações, sugestões e elogios prestados pelo Ipsemg.
A coordenara do CCVAP, Christiane Lima, destaca que “cada sistema possui uma legislação específica e um prazo para envio de resposta que é monitorado frequentemente pelas áreas competentes”.
O Ipsemg possui como boas práticas a análise empática de cada manifestação e trabalha na busca de solução para cada uma delas.
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