Mais um sinal de que programação deste ano está extensa e pensada para todos os gostos. Teremos, ainda, exposição itinerante, programação adulta, infantil e infantojuvenil, autor homenageado, gastronomia e muitas outras atrações.
A programação de quinta-feira, dia 20, por exemplo, começa com o debate do tema Poesia Hoje: Até Onde Vai o Poema?. Foram convidados para a discussão, Clarice Sabino, Rafael Cavalcanti, Wally Wilde e Zack Magiezi. No mesmo dia, o curador Afonso Borges e o homenageado de 2019, Valter Hugo Mãe participam da mesa Conto, Gênero Maldito?. Eles vão discutir as questões que estão relacionadas a esse gênero literário e as suas implicações. Também no dia 20, Schneider Carpeggiani, Paulo Werneck, Lucas Guimaraens e José Eduardo Gonçalves debatem as revistas literárias no Brasil.
Assuntos relacionados ao feminino também estão fortemente presentes. Leila Ferreira, Carla Madeira, Daniella Zupo e Cris Guerra discutem as narrativas femininas, e todos os dias tem a mesa Mulheres extraordinárias, uma novidade desta edição. Esta programação foi pensada pela filósofa Márcia Tiburi e será um espaço dedicado a rodas de conversas com mulheres e sobre mulheres.
O cenário político, social e econômico que atravessamos também é tema de debate. Autores como Heloísa Starling, que é uma das curadoras do Fliaraxá, Sérgio Abranches e José Eduardo Agualusa comentam a relação da democracia com a realidade e a ficção.
Além de tudo isso, a programação adulta fala de poesia, estética na literatura, revistas literárias, os rumos da narrativa brasileira e também sobre biografia, com Tom Farias e Vagner Fernandes. Na ocasião, Tom Farias lança o livro Carolina: uma biografia, que já foi tema de reportagem aqui no site do Fliaraxá. No sábado, dia 22, será momento de debater a crônica. Míriam Leitão, Antonio Prata e Ignácio de Loyola Brandão estarão na mesa A Crônica e sua Arte, marcada para 18h30.
Já na programação infanto juvenil, a meninada vai poder conferir contação de histórias com Fê Liz e Lucrécia Leite, bate-papo com autores como Pedro Bandeira e Luiz Aguiar, e sarau. Várias sessões de autógrafos estão programadas. Um dos destaques da programação infanto juvenil de sábado, dia 22 de junho, é Ala Mitchell. O escritor vai falar sobre a criação de roteiros para a Turma da Mônica. No mesmo dia, Leo Cunha fala sobre o afeto e a imaginação na literatura infantil.
Programação local
A programação local não poderia deixar de estar presente. Os araxaenses e os visitantes da cidade poderão conhecer um pouco mais sobre Araxá a partir da sua literatura, gastronomia e história a começar pela homenageada (in memorian), Maria Santos Teixeira. A escritora será a patrona local.
Outros temas que serão tratados dentro da programação local são literatura e mídia sociais, empreendedorismo, ilustração na literatura, protagonismo feminino e violência contra a mulher e até conversa sobre coach literário. Tem ainda oficina de escrita criativa com Dr. Renato Zupo e a equipe da startup literária Palavra Pronta.
Sempre um Papo
E quem marca presença mais uma vez no Fliaraxá é o Sempre um Papo. O projeto foi criado em 1986 pelo jornalista Afonso Borges (também curador do Fliaraxá) e realiza encontros entre nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público. Os encontros acontecem em auditórios e teatros e já reuniu um total de público superior a um milhão de pessoas.
No Fliaraxá não será diferente. Durante a quinta, a sexta-feira e o sábado de realização do festival diferentes autores sobem ao palco. No primeiro dia de Sempre um Papo, 20 de junho, o encontro está marcado com Maurício Lara, Adalberto Luiz e Flávio Oliveira, Chico Mendonça, Alice Ruiz, Cristóvão Tezza, Mara Sylvia de Vasconcellos Macini, Brisa Marques, Gilda Vaz e Regina Beatriz Simões e Talita Taliberti. Talita ministrará um workshop sobre como publicar um livro na Amazon e como ele pode ajudar escritores a alcançar leitores de todo o mundo.
Facebook
Twitter
Google+
YouTube