Um terço dos candidatos às universidades não têm acesso à EAD
Educação

Um terço dos candidatos às universidades não têm acesso à EAD

Um terço dos candidatos às universidades não têm acesso à EAD

Recursos de teleaula têm sido estratégicos para manter semestre

Um em cada três estudantes (33,5%) que tentaram vaga no curso superior, nos últimos cinco anos, por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), não tem acesso à internet e a dispositivos, como computador ou celular, que permitam, por exemplo, aprender por meio de educação a distância (EAD).

Em tempos da pandemia de covid-19, recursos de teleaula em aplicativos fornecidos por faculdades têm sido estratégicos para manter o semestre letivo e viabilizar a aprendizagem.

Conforme análise dos dados colhidos nas respostas do questionário socioeconômico aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), na inscrição para o exame nos últimos cinco anos, 65,9% dos egressos desse nível de ensino declararam acessar internet e celular; 61,9% tinham computador e celular; e 54,81% tinham os dois dispositivos e acessavam a rede mundial de computadores. Quase 98% declararam ter celular.

Os dados foram levantados pela plataforma interativa Quero Bolsa, criada para estudantes buscarem auxílio e descontos para inscrição em faculdades particulares.

Pedro Balerine, diretor de Inteligência Educacional da plataforma, ressalta que os dados são colhidos antes do ingresso universitário, mas assinala que “se um terço dos egressos [do nível médio] não dispõe dos meios necessários para a EAD, é improvável que esse número caia a zero quando esses alunos entrarem na faculdade.”

Conforme o especialista, “as instituições precisam se preocupar com esse assunto, senão correrão o risco de lidar com evasão e baixo desempenho acadêmico”. Para ele, “as instituições de ensino superior, principalmente aquelas que ficam em regiões mais pobres ou remotas, precisam ficar atentas ao fato de que possivelmente uma boa parte de seu corpo discente não tem infraestrutrura doméstica adequada para o aprendizado a distância, então a migração intempestiva para o EAD em tempos de covid-19 pode vir com alguns riscos”.

O quadro, no entanto, “não invalida nem tira o mérito do EAD, que de fato veio para ficar e cujo crescimento é inegável”, opina. “[A] EAD tem tido um papel importante em combater essa desigualdade, pois além de baratear muito o curso – tornando-o, assim, acessível para mais gente -, ele traz uma novidade ao setor, que é o uso intensivo de inovação tecnológica e recursos tecnológicos para personalizar a experiência de aprendizado do aluno e garantir resultados melhores”, reforça Pedro Balerine.

Conforme nota distribuída à imprensa pela Quero Bolsa, “em nove estados, mais da metade dos estudantes não têm estrutura básica para cursar ensino superior a distância. O Amapá é o estado com menor proporção de estudantes com estrutura mínima para cursar o ensino superior a distância, com apenas 36,5%. Além dele, nos estados do Pará, Maranhão, Acre, Amazonas, Piauí, Roraima, Ceará e Tocantins, menos da metade dos estudantes responderam que tem internet em casa e computador ou celular. O estado com maior proporção é Santa Catarina, com 82,9%”.

“O Brasil é um país bastante heterogêneo e desigual”, ressalta o diretor da plataforma. “Muitos estados têm amplo acesso a dispositivos eletrônicos (computadores e celulares) e internet, mas em vários outros, nem tanto. Isso é fruto principalmente da desigualdade de renda e, em menor grau, da infraestrutura de telecomunicações limitada no interior de vários estados.”

Fonte: Agência Brasil – Por Gilberto Costa – Repórter  – (Edição: Graça Adjuto)

Educação

Mais notícias da Categoria Educação

Escolas devem informar se autorizam o uso do celular em sala de sala

Escolas devem informar se autorizam o uso do celular em sala de sala

Portal Araxá 21/11/2024
Estudantes do CSD se destacam em projetos sobre meio ambiente, leitura e matemática na Mostra Olhares 2024

Estudantes do CSD se destacam em projetos sobre meio ambiente, leitura e matemática na Mostra Olhares 2024

Portal Araxá 13/11/2024
Prefeitura de Araxá convoca mais 258 aprovados em Concurso da Educação

Prefeitura de Araxá convoca mais 258 aprovados em Concurso da Educação

Portal Araxá 12/11/2024
Escola Mágica impulsiona aprendizado de 1.500 alunos de Araxá

Escola Mágica impulsiona aprendizado de 1.500 alunos de Araxá

Portal Araxá 11/11/2024
CNU: sai resultado da prova de títulos

CNU: sai resultado da prova de títulos

Portal Araxá 04/11/2024
Escolas e universidades particulares começam a informar os reajustes das anuidades para 2025

Escolas e universidades particulares começam a informar os reajustes das anuidades para 2025

Portal Araxá 28/10/2024