Foram vendidos quase 94 mil carros elétricos, um crescimento 91% maior do que 2022
As vendas de veículos elétricos leves no Brasil superaram todas as expectativas e fecharam o ano com quase 94 mil unidades, segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). Ao todo, foram 93.927 emplacamentos, com um crescimento 91% maior do que 2022 (49.245). Somente em dezembro, foram vendidos 16.279 veículos, um aumento de 191% em relação a dezembro de 2022 (5.587), um patamar recorde na série histórica.
Os dados mostram uma consolidação do mercado de eletrificados no Brasil, projetado pelos veículos elétricos plug-in (que possuem recarga externa de baterias), com 56% das vendas (52.359), ultrapassando os híbridos convencionais. Só em dezembro, os plug-in atingiram 70% das vendas totais de eletrificados, com 11.371 unidades de um total de 16.279).
Na opinião do CEO do Lactec, um dos maiores centros de pesquisa, tecnologia e inovação do Brasil, Luiz Fernando Vianna, a crescente adesão do consumidor se deve a múltiplos fatores. “As vantagens dos veículos elétricos são muitas, desde a sustentabilidade ambiental e sonora até a economia no abastecimento e manutenção. Mas para que a nova tecnologia seja aceita pelo consumidor é preciso que exista infraestrutura adequada para apoiar seu uso”, pontua.
Benefícios dos carros elétricos
Mais que uma tendência, a mudança de comportamento do consumidor em direção aos veículos eletrificados traz vantagens financeiras e ambientais, além de ser uma forma de conceber cidades mais inteligentes e com melhor qualidade de vida para seus cidadãos.
Os carros elétricos, além de contribuirem para reduzir a emissão de poluentes, ainda trazem uma redução significativa na poluição sonora, pois não possuem motores de combustão interna que produzem vibrações e ruídos.
Esses ganhos são ainda mais expressivos quando considerada a realidade brasileira. Segundo a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), cerca de 85% da nossa matriz elétrica é oriunda de fontes renováveis de energia.
Investimento
Se 2023 pode ser considerado o ano do veículo elétrico, 2024 traz alguns desafios para o setor, mas também incentivos. Ao mesmo tempo em que entram em vigor as novas alíquotas de Imposto de Importação de veículos elétricos e híbridos, o governo investe em pesquisa e tecnologia.
O Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) selecionaram o Lactec como Centro de Competência em Plataformas de Hardware para desenvolver tecnologias ligadas à eletromobilidade e redes elétricas inteligentes. O Lactec receberá investimentos de até R$ 58 milhões pelo programa PPI HardwareBR, do MCTI. Ao todo, serão investidos cerca de R$ 500 milhões em oito centros de pesquisa especializados – três na área de Hardware e cinco em Internet das Coisas -, que atuarão durante quatro anos.
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