A reunião ordinária da Câmara Municipal de Araxá desta terça-feira (04) reuniu vereadores, assessores, servidores e comunidade no plenário vereador Guilherme Gotelip Neto.
Na abertura da reunião, o presidente da mesa diretora, vereador Bosco Júnior, apresentou Moção de Congratulação às Comitivas 100% Rural, Chão Mineiro, Edidane Barbosa, Firma na Traia e Chapadão, pela realização do evento “5ª Queima do Alho”, que aconteceu no dia 01 de abril, abrindo oficialmente a programação do Araxá Rodeio Show 2023.
O evento contou com a participação de artistas araxaenses e teve a renda revertida para associações beneficentes da cidade, entre elas: Equoterapia, Ampara, S.O.S., Lar Ebenezer, Asilo São Vicente de Paula e Obras Assistenciais “Jesus te Ama”. A homenagem foi assinada por todos os parlamentares.
Não houve apreciação de projetos durante a ordem do dia.
Tribuna:
O vereador João Veras foi o primeiro orador da tarde. Ele solicitou a realização de patrulhamento intensivo e permanente da Polícia Militar, nas dependências da praça João Amâncio (praça da juventude), localizada no bairro Urciano Lemos. Outro pedido apresentado foi o de instalação de faixa elevada para travessia de pedestres na avenida Imbiara, em frente ao Colégio Dom Bosco, ponto onde atualmente está localizada uma faixa sem elevação.
O vereador Dirley da Escolinha fez a indicação para disponibilização de guardas municipais e manutenção dos filtros e bebedouros em todas as unidades de saúde do Município. Ele também solicitou a realização de estudo para instalação de detectores de metais nas Escolas Municipais: “Algumas cidades do Brasil têm aumentado a proteção dos seus alunos e professores através de um sistema de segurança que possa identificar armas brancas e de fogo. Embora possa gerar custos ao município a vida de nossos estudantes não tem preço”, afirmou o vereador.
Os principais pedidos apresentados pela vereadora Fernanda Castelha foram: utilização de um carro fumacê para a aplicação do inseticida Ultra Baixo Volume (UBV), nas regiões que apresentam o maior índice de casos de dengue e a utilização do veículo castramóvel na realização de cirurgias e esterilização de cães e gatos de rua, acolhidos pelo canil municipal e de famílias de baixa renda. A parlamentar pediu que seja realizado com urgência o processo licitatório para o credenciamento de empresas que prestem serviços de plano de saúde aos servidores públicos municipais.
Dentre outros pedidos, o vereador Wellington da Bit apresentou indicações sobre o tema “Cidades Inteligentes”. Ele sugeriu que sejam incluídos no Plano Diretor itens que contemplem o assunto e a promoção de capacitação teórica e prática do corpo técnico de Secretários e Superintendentes do Executivo Municipal acerca do planejamento humano, sustentável e inteligente, com a realização de oficinas e utilização de plataformas tecnológicas para análises de tomadas de decisão. Foi direcionada uma Moção de Congratulações ao administrador e empreendedor Marcos Takeshi Yoshino.
Além dos pedidos relacionados ao trânsito, serviços urbanos e segurança pública, o vereador Evaldo do Ferrocarril apresentou duas sugestões de projetos de lei para trazer benefícios aos servidores públicos: ele pediu que os servidores de baixa renda e que não tenham casa própria sejam beneficiados em programas habitacionais do município e o restabelecimento da contagem de tempo de serviço, do período suspenso pela lei complementar 173/2020, conforme parecer favorável do TCE. Ele também solicitou a implantação de um programa de turismo pedagógico, voltado aos estudantes da Rede Pública Municipal, com a finalidade de promover atividades extraclasses.
O vereador Luiz Carlos pediu a realização de serviços de reparos nas calçadas e pintura de faixas de travessia para pedestres no entorno da rotatória, localizada próxima à Igreja Sagrada Família e cruzamento com a Avenida Geraldo Porfírio Botelho, instalação de um redutor de velocidade na rua Cristino da Silva Cardoso, esquina com a Rua José Jorge Rage, bairro Dr. Pedro Pezzuti e a instalação de duas faixas elevadas de pedestres na Avenida Sebastião Affonseca e Silva. Ele também pediu uma relação atualizada de todos os cargos da Prefeitura para avaliação e comparação com a proposta do Plano de Cargos e Salários dos Servidores do Poder Executivo.
Facebook
Twitter
Google+
YouTube