Divulgação – é isso que um autor precisa fazer pelo seu livro. E o Fliaraxá oferece esta oportunidade: basta se inscrever no site para fazer uma tarde ou noite de autógrafos, presencial e gratuitamente. Basta preencher o formulário, escolher data e horário e divulgar o flyer que o Festival vai fornecer em suas próprias mídias e via WhatsApp.
Esta iniciativa é voltada, principalmente, para os autores que arcaram com a edição das próprias obras, intituladas “independentes”; mas, é claro, qualquer escritor ou escritora pode participar – mesmo que tenha sido publicado(a) por editoras convencionais.
Essa é uma proposta que é tradição no Festival e que será implementada, também, na décima segunda edição do evento – e pretende ser perpetuada nas outras que virão.
A programação completa pode ser conferida clicando aqui.
Livraria – Uma boa forma de divulgar seu livro
A Associação Cultural Sempre um Papo, gestora do Fliaraxá, informa que a sua livraria oficial será montada pelo próprio Festival, como vem fazendo, há alguns anos.
Todos as demais feiras e bienais literárias do Brasil e do mundo vendem espaço por metro quadrado para que as editoras e livrarias possam comercializar os seus produtos. Este é um procedimento comercial, normal e legal no mercado editorial – e outros segmentos. Nós não fazemos isso, mesmo sabendo que vamos perder recursos financeiros.
O Fliaraxá considera que a livraria é o coração do festival. A livraria é o motor de propulsão para o incentivo ao hábito da leitura. E, para isso, montamos uma livraria única, linda e completa. Uma livraria onde o público se sinta bem e respeitado. E não uma série de bancadas separadas, em que o público mal sabe por onde caminhar.
Nós fazemos um festival literário que vai muito além do comércio de livros. Subsidiado pela Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, o Fliaraxá é um evento com atividades culturais acessíveis, inclusivas, antirracistas, éticas, educativas, artísticas, carregadas de conceito e conteúdo. Todas as sessões são gratuitas e abertas ao público.
A diversidade e a sustentabilidade são marcas do Fliaraxá, que interage com a cidade na montagem da estrutura na Fundação Calmon Barreto, incluindo rua da gastronomia e música, movimentando a economia local e o turismo.
Esperamos, com alegria e conforto, a comunidade de Araxá entre os dias 19 e 23 de junho, na Fundação Calmon Barreto. Os curadores locais, Rafael Nolli e Luiz Humberto França, já estão trabalhando a mil para fazer deste 12.º Festival o mais bonito de todos.
Além disso, quem desejar vender o livro pessoalmente, na hora, via Pix, pode fazê-lo no momento do seu autógrafo, sem que o Festival fique com qualquer percentual da venda.
A CBMM apresenta, há 12 anos, o Festival Literário Internacional de Araxá, que tem o patrocínio do Itaú e Bem Brasil, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura. Participam, na qualidade de apoio cultural, a Prefeitura de Araxá, a Fundação Cultural Calmon Barreto, a TV Integração, a Embaixada Francesa no Brasil, o Institut Français e a Academia Araxaense de Letras.
De 19 a 23 de junho de 2024, de quarta-feira a domingo
Local: Programação presencial na Fundação Cultural Calmon Barreto (Praça Artur Bernardes, 10 – Centro) e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @fliaraxa
Entrada gratuita
Informações para a imprensa: imprensa@fliaraxa.com.br
Jozane Faleiro – 31 99204-6367/ Letícia Finamore – 31 98252-2002
Facebook
Twitter
Google+
YouTube