Expoqueijo 2026
Prefeitura apresenta relatório de visitas às barragens de Araxá
Cidade

Prefeitura apresenta relatório de visitas às barragens de Araxá

Prefeitura apresenta relatório de visitas às barragens de Araxá

Com base nas informações repassadas pelas empresas, o risco de rompimento iminente é praticamente zero, mesmo assim, ações preventivas são traçadas pela Defesa Civil em parceria com as mineradoras

A reunião de apresentação do relatório das visitas às barragens das mineradoras de Araxá foi aberta nesta sexta-feira, 22, pelo Prefeito Aracely de Paula, que reforçou o cuidado da Administração em se reunir com todos os representantes dos órgãos ambientais da cidade para traçar ações preventivas. “Nos antecipamos nas medidas que o próprio governo tinha tomado, as visitas foram feitas por profissionais experientes, com conhecimento em barragens, recebemos as informações. Uma das nossas preocupações é evitar situação de pânico e receio por parte da população. Nos tranquilizamos com as informações e vamos nos aprofundar mais no assunto”.

Participaram da reunião, o Superintendente do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA), Ricardo Manoel de Oliveira; a Secretária de Governo, Lucimary Ávila; o Secretário de Serviços Urbanos, Marco Antônio Rios; o Comandante em exercício do Corpo de Bombeiros, Tenente Luiz Ricardo de Oliveira, acompanhado do Sargento Ricardo Henrique Gonçalves; os representantes da Polícia Militar de Meio Ambiente, Sargento Marcelo dos Reis Nogueira e o cabo Washington da Silva; o vereador César Romero da Silva (Garrado) e representantes da imprensa local.

O Superintendente Ricardo Manoel informou que a Defesa Civil foi criada em novembro de 2018 tendo como coordenador o Comandante do Corpo de Bombeiros de Araxá e membros das secretarias de Obras e Mobilidade Urbana, Serviços Urbanos, Segurança Pública e Cidadania, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar de Meio Ambiente. Foi verificado que as empresas possuem oito barragens cada uma, com estrutura para fazer a gestão dos espaços com pessoas treinadas e experientes em monitoramentos e inspeções. Visitaram a Mosaic no dia 1º/02 e a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) no dia 04/02. Nas visitas in loco, dentro da competência da Comissão, não viram anomalias que pudessem oferecer riscos para as barragens.

Ricardo ressalta que pelo Plano de Ação de Emergência, as empresas já cadastraram os moradores e animais na área de 10 km em linha reta, estão preparando treinamentos, promoverão simulados com todas as orientações e indicações de como atuar num caso de rompimento. “As mineradoras nos avisaram que nas condições atuais, o risco das barragens é praticamente zero. Porém, tem potencial alto em função da situação de juzante com existência de moradores, por isso, o monitoramento constante é importante, assim como o contato com as pessoas envolvendo a Defesa Civil para preparar uma atuação competente do Plano de Ação de Emergência”.

O tenente Ricardo, do Corpo de Bombeiros, destaca que a comissão esteve nas empresas e verificou que não haveria risco iminente de rompimento de barragens. “Faremos acompanhamento constante da situação, as mineradoras têm apresentado o Plano de Ação e Emergência, fará treinamentos e simulados com o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil para que em caso de ocorrer algum problema todos estejam preparados para atuar”.

GIGA+Fibra
Cidade

Mais notícias da Categoria Cidade

ExpoQueijo Brasil começa nesta semana com shows gratuitos e mais de 8 toneladas de queijo em Araxá

ExpoQueijo Brasil começa nesta semana com shows gratuitos e mais de 8 toneladas de queijo em Araxá

Portal Araxá 22/06/2026
A Copa dos Queijos: Minas Gerais reúne seleções de 19 países em Araxá

A Copa dos Queijos: Minas Gerais reúne seleções de 19 países em Araxá

Portal Araxá 19/06/2026
Mil queijos e três horas para degustar: saiba como participar da experiência mais disputada da ExpoQueijo Brasil

Mil queijos e três horas para degustar: saiba como participar da experiência mais disputada da ExpoQueijo Brasil

Portal Araxá 18/06/2026
Produtores de 19 países disputam em Minas o principal prêmio do queijo nas Américas

Produtores de 19 países disputam em Minas o principal prêmio do queijo nas Américas

Portal Araxá 16/06/2026
Prefeitura de Araxá anuncia continuidade do abono natalino aos servidores do Executivo

Prefeitura de Araxá anuncia continuidade do abono natalino aos servidores do Executivo

Portal Araxá 16/06/2026
ExpoQueijo Brasil terá mais de 20 horas de debates ao vivo sobre o universo do queijo artesanal

ExpoQueijo Brasil terá mais de 20 horas de debates ao vivo sobre o universo do queijo artesanal

Portal Araxá 15/06/2026