PMA – 2025 (ABRIL)
Jogos Escolares de Minas Gerais já têm 668 municípios inscritos
Esporte

Jogos Escolares de Minas Gerais já têm 668 municípios inscritos

Jogos Escolares de Minas Gerais já têm 668 municípios inscritos

Para garantir uma vaga no evento, representante municipal deve acessar o site da competição

imagem de destaque

José Carlos Paiva Os Jogos Escolares procuram fomentar a prática do esporte para fins educativos

O término das inscrições será daqui a 13 dias, mas quase 80% dos municípios mineiros já garantiram uma vaga nos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) de 2019, o maior evento esportivo-social do país, promovido pelo Governo de Minas. Segundo levantamento da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (Feemg), até a manhã desta terça-feira (26/2), 668 cidades no estado estavam inscritas para as disputas. No ano passado, 701 municípios participaram das competições, executadas pela Feemg.

As inscrições continuam abertas até o dia 11 de março. Para garantir uma vaga no evento, basta o representante municipal acessar o site jogosescolares.mg.gov.br. Promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, que reúne as áreas de Esportes, Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, em parceria com a Secretaria de Educação, o Jemg é destinado a jovens de 12 a 17 anos das escolas públicas e particulares do estado.

As competições são realizadas em três etapas. Na microrregional, de abril a junho, os jogos acontecem em sedes nas áreas de abrangência das 47 Superintendências Regionais de Ensino de Minas Gerais e têm duração média de oito semanas. Nela, estão incluídos o basquetebol, futsal, handebol, vôlei e o xadrez.

Os campeões em cada uma dessas modalidades e os quatro primeiros colocados no xadrez avançam para a etapa regional, realizada no Triângulo Mineiro, Sul de Minas, Zona da Mata, Vale do Aço, região Central e no Norte do Estado. Esta etapa, que será também em junho, inclui o vôlei de praia e a peteca.

Os vencedores da etapa regional seguem para a estadual que, no ano passado, foi realizada na cidade de Uberaba, no Triângulo Mineiro. Nesta fase, entram todas as modalidades já executadas, incluindo ainda o atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação e tênis de mesa, além das modalidades paralímpicas, como o atletismo PCD, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô PCD, natação PCD, tênis de mesa PCD, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado.

Os Jogos Escolares de Minas Gerais procuram fomentar a prática do esporte para fins educativos, contribuir para o desenvolvimento integral do estudante; estimular o pleno exercício da cidadania e a prática esportiva nas instituições de ensino fundamental e médio das redes públicas e particulares, bem como indicar o representante do estado nos Jogos Escolares da Juventude e Paralimpíadas Escolares, competições nacionais promovidas pelo Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro, respectivamente.

Os interessados podem consultar o regulamento geral e os específicos de cada modalidade neste site, além de um passo a passopara as inscrições das cidades e das escolas.

Revelações

Ao longo das últimas edições, o Jemg revelou atletas de destaque nos cenários esportivos nacional e internacional. Entre eles estão a saltadora Núbia Soares, que esteve nos Jogos Olímpicos Rio 2016, e o armador Raulzinho, do basquete, que participou dos Jogos Londres 2012, do Rio 2016 e da disputa da NBA.

 

Fonte: Agência de Minas

CDK – Permuta
Esporte

Mais notícias da Categoria Esporte

Mundial: Fluminense e Palmeiras quebram recorde de premiação no futebol brasileiro; veja top-10

Mundial: Fluminense e Palmeiras quebram recorde de premiação no futebol brasileiro; veja top-10

Portal Araxá 01/07/2025
Edgard é Campeão Brasileiro  de Xadrez Amador e conquista título de MN (Mestre Nacional)

Edgard é Campeão Brasileiro  de Xadrez Amador e conquista título de MN (Mestre Nacional)

Portal Araxá 23/06/2025
“1ª Corrida da União” acontece em Araxá e propõe integração entre esporte, solidariedade e meio ambiente. 

“1ª Corrida da União” acontece em Araxá e propõe integração entre esporte, solidariedade e meio ambiente. 

Portal Araxá 16/06/2025
Enxadrista araxaense Edgard é 3˚ no IV Torneio do Rei

Enxadrista araxaense Edgard é 3˚ no IV Torneio do Rei

Portal Araxá 16/06/2025
Com o apoio da Prefeitura, Araxá sedia Campeonato Mundial de Beach Tennis em julho

Com o apoio da Prefeitura, Araxá sedia Campeonato Mundial de Beach Tennis em julho

Portal Araxá 12/06/2025
Cruzeiro e Minas Arena devem indenizar torcedor ferido em jogo

Cruzeiro e Minas Arena devem indenizar torcedor ferido em jogo

Portal Araxá 12/06/2025