CRESOL – (Março/Abril 2025)
Congresso da Federaminas reunirá em Araxá mais de 600 empresários de todo o Estado
Empresarial

Congresso da Federaminas reunirá em Araxá mais de 600 empresários de todo o Estado

Congresso da Federaminas reunirá em Araxá mais de 600 empresários de todo o Estado

Rede hoteleira se prepara para o maior congresso associativista de MG

A cidade de Araxá, no Alto Paranaíba, recebe entre os dias 24 e 27 de outubro alguns dos principais nomes do setor empresarial mineiro, durante o Congresso das Associações Comerciais e Empresariais de Minas Gerais. O evento é tradicionalmente um termômetro da atividade econômica e da expectativa dos mais diferentes setores frente aos panoramas local, estadual, nacional e internacional.

Um primeiro indicador já é muito positivo. Dias após a abertura das inscrições o principal hotel da cidade e palco das atividades do congresso já estava lotado. “É extremamente gratificante para o Grande Hotel e Termas de Araxá receber um importante evento como o da Federaminas. Estamos com 100% de ocupação e prontos para acolher todos no maior castelo do Brasil”, conta Wanderléa Trajano, gerente geral do Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá.

O evento também deve garantir ocupações significativas em vários outros hotéis da cidade e do Complexo do Barreiro. “A nossa ocupação deve chegar a mais de 80% para esta data. É um evento extremamente importante para a cidade, traz os turistas e aumenta a ocupação dos hotéis em geral” , ressalta Mara Severo, do departamento comercial do hotel Nacional Inn.

O Congresso

Um dos eventos mais tradicionais da Federaminas, o Congresso das Associações Comerciais e Empresariais de Minas Gerais será realizado entre os dias 24 a 27 de outubro, na cidade de Araxá. Em sua vigésima segunda edição, reúne presidentes, diretores e executivos das Associações Comerciais de todo o Estado, além de empresários e representantes de outras entidades de classe. “Para termos uma ideia da importância deste congresso para o associativismo mineiro a 50 dias do evento nós já tínhamos 545 pessoas inscritas. Programamos uma grade cheia, robusta que vai surpreender positivamente a todos”, diz o presidente da Federaminas, Emílio Parolini.

As atividades do evento são formadas por palestras, treinamentos técnicos e debates que permitem uma intensa troca de experiências entre as lideranças e uma maior aproximação dos empresários com o movimento associativista mineiro. Além de palestras com conteúdo de qualidade, como tem sido nos últimos anos, o evento propiciará experiências que incentivarão os líderes classistas e empresários a buscarem em si novas inspirações, novas formas de enxergarem o mundo e levarem de volta para suas associações comerciais e/ou comunidades uma bagagem cultural capaz de despertar criatividade e otimismo para investirem em seus negócios. “Teremos um público não só de empresários do Estado inteiro, como já temos confirmação de outras Federações. Vai ser um final de semana empreendedor e eu considero esse momento de encontro de suma importância para o desenvolvimento do Estado”, complementa Parolini.

Além do Congresso em si outros eventos ocorrem paralelamente. Destaque para o Encontro de Líderes, Encontro Nacional da Mulher Empresária, Seminário de Direito Tributário Empresarial, Encontro da Federaminas Jovem, a Feira de Startups e o Mérito Empresarial 2019.

Mérito Empresarial

Premiação de reconhecido prestígio no Estado de Minas Gerais, o Mérito Empresarial homenageia anualmente cerca de 100 empresários de diversos municípios mineiros com atuação em vários segmentos da economia. A metodologia aplicada à premiação prevê a indicação pelas Associações Comerciais de empresários que tenham se destacado na atividade empresarial, na vida classista e em ações de interesse da comunidade, contribuindo efetivamente para o desenvolvimento socioeconômico local. Além dos empresários indicados pelas Associações Comerciais, a Federaminas presta homenagens especiais a personalidades que se destacaram em Minas Gerais através de projetos ou iniciativas voltadas para o empreendedorismo, o desenvolvimento econômico e social.

Feira de Startups

A feira gera uma imersão dos participantes no mundo das startups onde os mesmos terão a oportunidade de conhecer os projetos de oito áreas de mercado diferentes, como mobilidade urbana, saúde e bem estar, varejo, educação, sustentabilidade, gestão, agronegócio, alimentação e fintech; para o empreendedorismo, o desenvolvimento econômico e social.

O evento busca promover a integração entre dois universos que precisam se conhecer e se potencializar por meio de parcerias: os associados da Federaminas e as startups mineiras. “Vamos levar para Araxá aproximadamente 40 startups. Um megaevento onde a gente também vai congregar as instituições de educação”, explica Parolini.

As atividades do evento são formadas por palestras, treinamentos técnicos e debates que permitem uma intensa troca de experiências entre as lideranças e uma maior aproximação dos empresários com o movimento associativista mineiro.

A Federaminas

Fundada em 1954, a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais – Federaminas é uma entidade sem fins lucrativos, que surgiu como resposta à necessidade de maior união entre as Associações Comerciais, de identificação e busca de soluções para os problemas comuns das diversas regiões, e para lutar pela integração e o desenvolvimento socioeconômico do Estado.

Nestes mais de 60 anos de atuação, a entidade acumula importantes conquistas, que se confundem com a história e o desenvolvimento de Minas Gerais. Atualmente está à frente de mais de 300 Associações Comerciais distribuídas por todo o território mineiro.

Serviço:

CONGRESSO DAS ASSOCIAÇÕES COMERCIAIS XXII E EMPRESARIAIS DE MINAS GERAIS

Tema: Realize-se

Data: 24 a 27 de outubro

Local: Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá

PMA – 2025 (ABRIL)
Empresarial

Mais notícias da Categoria Empresarial

Cemig retira 3,6 toneladas de cabos de telecom irregulares de postes

Cemig retira 3,6 toneladas de cabos de telecom irregulares de postes

Portal Araxá 19/05/2025
Cresol capacita jovens, crianças e mulheres com projetos de educação financeira

Cresol capacita jovens, crianças e mulheres com projetos de educação financeira

Portal Araxá 12/05/2025
CBMM realizará testes de sirenes na próxima semana

CBMM realizará testes de sirenes na próxima semana

Portal Araxá 07/05/2025
Crescimento do setor de estética impulsiona demanda por profissionais qualificados

Crescimento do setor de estética impulsiona demanda por profissionais qualificados

Portal Araxá 06/05/2025
Sebrae Minas oferece bolsas de R$ 5 mil para agentes

Sebrae Minas oferece bolsas de R$ 5 mil para agentes

Portal Araxá 05/05/2025
CBMM prorroga o prazo de inscrição do programa “Vai que dá Araxá”

CBMM prorroga o prazo de inscrição do programa “Vai que dá Araxá”

Portal Araxá 28/04/2025