Move – Pilates
Prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia reconhece trajetória de pesquisadores brasileiros
Empresarial

Prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia reconhece trajetória de pesquisadores brasileiros

Prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia reconhece trajetória de pesquisadores brasileiros

Cientistas que utilizam tecnologias ópticas nas áreas da saúde e de telecomunicações foram os vencedores da edição 2021

A CBMM divulgou, na última quinta-feira (15), os vencedores da terceira edição do Prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia. A premiação, que tem o propósito de fomentar e valorizar a produção científica e tecnológica no Brasil, contou com mais de 425 inscritos de diversos estados do país.

Reconhecidos por suas trajetórias inovadoras, o físico Dr. Vanderlei Salvador Bagnato e o engenheiro Dr. Júlio César Rodrigues Fernandes de Oliveira foram contemplados nas categorias Ciência e Tecnologia, respectivamente. “Historicamente, estamos engajados em transformar a sociedade para melhor, e o Prêmio CBMM é uma das formas que encontramos para fazer isso. Queremos cada vez mais valorizar a ciência e a tecnologia no Brasil e reconhecer pesquisadores que desenvolvem soluções que geram impacto positivo para o mundo”, ressaltou Ricardo Lima, vice-presidente da CBMM.

Dr. Vanderlei Salvador Bagnato é doutor em física pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), professor titular e diretor do Instituto de Física da USP em São Carlos (SP), e membro da National Academy of Science, nos Estados Unidos. Com mais de 700 artigos publicados, estuda a utilização de ferramentas da física óptica para controlar átomos e para o tratamento de doenças como o câncer e controle microbiológico.

“O cientista, quando produz algo de boa qualidade é muito útil, mas quando se preocupa e tem prazer em explicar para as pessoas comuns o que fez, torna-se mais completo. Valorizo muito iniciativas como o Prêmio CBMM, justamente por nos ajudar a levar a ciência ainda mais longe, impactando um grande número de pessoas”, declarou Bagnato.

Já Dr. Júlio César Rodrigues Fernandes de Oliveira é formado em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande – PB, seu mestrado e doutorado são na área de comunicações ópticas, pela UNICAMP. Empreendedor, centrou esforços no desenvolvimento de soluções em óptica para o aprimoramento das telecomunicações, sendo responsável por aumentar a velocidade de transmissão de dados via a convergência entre fotônica e microeletrônica com impactos internacionais. Hoje, CEO do Grupo IDEA, formado pelas empresas, IDEA, BrPhotonics e PITEC, das quais é fundador, já licenciou mais de 15 patentes e transferiu mais de 20 produtos ao mercado.

“Ver uma empresa da iniciativa privada interessada em jogar luz ao legado de pesquisadores brasileiros que buscam por novos desenvolvimentos é muito gratificante”, explicou Oliveira. “Ações como esta são responsáveis por criar um círculo virtuoso para todo o ecossistema de inovação de um país, o que beneficia, acima de tudo, a nossa sociedade”, completou.

Prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia

Criado em 2019 com o objetivo de reconhecer o legado de profissionais que contribuem significativamente para o desenvolvimento do Brasil, o Prêmio oferece 500 mil reais aos vencedores de duas categorias: Ciência e Tecnologia. Para concorrer os pesquisadores se inscrevem voluntariamente ou são indicados por instituições, empresas e profissionais renomados nas áreas de Ciências Exatas e Engenharias. As três últimas edições da premiação somaram mais de 800 inscrições vindas de todo o país.

Com comissão julgadora totalmente independente, formada por profissionais renomados, o Prêmio CBMM passou a contar, em 2021, com a participação da cientista Helena Nader, biomédica, professora titular da Escola Paulista de Medicina e vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências.

Acesse mais informações e fotos: https://cbmm.com/pt/media-center/noticias/noticias-internas/ganhadores-premio-cbmm-ciencia-e-tecnologia-2021

Sobre a CBMM

Líder mundial na produção e comercialização de produtos de Nióbio, a CBMM possui mais de 400 clientes, em 50 países. Sediada no Brasil, com escritórios e subsidiárias na China, Países Baixos, Singapura, Suíça e Estados Unidos, a companhia fornece produtos e tecnologia de ponta aos setores de infraestrutura, mobilidade, aeroespacial e energia. Em 2019, investiu na 2DM, empresa dedicada ao Grafeno.

CRESOL NOVEMBRO 2025
Empresarial

Mais notícias da Categoria Empresarial

CBMM abre inscrições para Programa Trainee 2026 

CBMM abre inscrições para Programa Trainee 2026 

Portal Araxá 11/11/2025
Cresol conecta visitantes a bons negócios na Semana Internacional do Café

Cresol conecta visitantes a bons negócios na Semana Internacional do Café

Portal Araxá 05/11/2025
Sustentabilidade, reforma tributária e inovação pautam o segundo dia do Congresso da Federaminas em Araxá

Sustentabilidade, reforma tributária e inovação pautam o segundo dia do Congresso da Federaminas em Araxá

Portal Araxá 31/10/2025
Começa em Araxá o maior encontro empresarial de Minas Gerais

Começa em Araxá o maior encontro empresarial de Minas Gerais

Portal Araxá 30/10/2025
Inscrições para programa de estágio técnico da Mosaic seguem até 3 de novembro

Inscrições para programa de estágio técnico da Mosaic seguem até 3 de novembro

Portal Araxá 28/10/2025
Simplicidade: o valor que é decisivo para o crescimento e solidez da Cresol

Simplicidade: o valor que é decisivo para o crescimento e solidez da Cresol

Portal Araxá 28/10/2025