Unidades da Epamig são credenciadas para ensino superior
Educação

Unidades da Epamig são credenciadas para ensino superior

Unidades da Epamig são credenciadas para ensino superior

Aprovação permitirá condução de pesquisa e educação em sinergia. Propostas de cursos já estão sendo analisadas

imagem de destaque
O Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), da Epamig, completou 86 anos em 2021

Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) foi autorizada pelo Conselho Estadual de Educação a oferecer cursos superiores, por meio das unidades de ensino Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT) e Instituto Técnico de Agropecuária e Cooperativismo (Itac). A perspectiva é de que os cursos sejam disponibilizados já a partir 2022.

Uma Comissão Pedagógica Multidisciplinar, instituída para este fim, já trabalha nas propostas dos cursos de Tecnologia em Laticínio, que será oferecido pela Epamig ILCT, em Juiz de Fora, Zona da Mata, e de Tecnologia em Agropecuária de Precisão, pela Epamig Itac, em Pitangui, na região Central. Os planos serão submetidos, em breve, à Secretária de Estado de Educação (SEE/MG).

“Os cursos de tecnologia são mais aplicados, mais curtos e permitem a continuidade dos estudos, para aqueles que assim desejam. Também são os que mais se identificam com o que pretendemos oferecer”, aponta o coordenador pedagógico da Epamig, Frederico Passos.

A presidente da Epamig, Nilda Soares, conta que o credenciamento vem sendo pleiteado desde o começo da gestão de Romeu Zema, em 2019, e foi aprovado pelo CEE neste mês de julho.

“Esta aprovação permitirá à Epamig conduzir a pesquisa e a educação em um sistema de retroalimentação. Onde há ensino superior, sempre há espaço para a pesquisa, e a pesquisa contribui muito para a excelência do ensino”, avalia.

Ainda de acordo com ela,  “com o credenciamento, o Cândido Tostes, instituição de grande excelência no setor laticinista, evolui para uma nova etapa. E o Itac também atingirá outro patamar, uma vez que o curso de Agropecuária de Precisão é inédito no Brasil e bastante ajustado às necessidades atuais do setor”, completa Nilda Soares.

Contratação

O chefe-geral da Epamig ILCT, Sebastião Tavares, ressalta que as providências necessárias para assegurar a disponibilidade do novo curso já estão sendo estudadas.

“Estamos verificando a possibilidade de autorização para a migração de alunos do curso técnico (que já é em nível pós-médio) para o novo curso, caso haja interesse. Ao mesmo tempo, está assegurada a manutenção das atividades do curso técnico. Também estamos avaliando a contratação de professores qualificados para as novas disciplinas, e de pessoal de apoio, para as atividades de laboratório, limpeza e manutenção”.

Na Epamig Itac, onde o curso técnico é feito ao mesmo tempo que o ensino médio, várias adequações têm sido incorporadas ao projeto pedagógico.

“Desde o último ano, estamos promovendo mudanças para oferecer um curso caracterizado pela integração dos conteúdos básicos e técnicos e pela associação do conhecimento teórico às atividades práticas. Assim também será a proposta do curso tecnológico, desenvolvimento de projetos e solução de problemas relacionados às necessidades do agronegócio em Minas Gerais e no Brasil”, assegura Frederico Passos.

Educação

Mais notícias da Categoria Educação

Governo de Minas aplica segundo simulado do Enem para 420 mil estudantes

Governo de Minas aplica segundo simulado do Enem para 420 mil estudantes

Portal Araxá 20/08/2025
UAB Polo Araxá está com inscrições para curso gratuito de Pós-Graduação em Empreendedorismo e Inovação

UAB Polo Araxá está com inscrições para curso gratuito de Pós-Graduação em Empreendedorismo e Inovação

Portal Araxá 07/08/2025
Estudante de escola estadual de Minas conquista ouro em olimpíada de matemática nos EUA

Estudante de escola estadual de Minas conquista ouro em olimpíada de matemática nos EUA

Portal Araxá 04/08/2025
 Em parceria com o Senai, Mills oferece 62 vagas em cursos profissionalizantes

 Em parceria com o Senai, Mills oferece 62 vagas em cursos profissionalizantes

Portal Araxá 01/08/2025
Secretaria de Educação disponibiliza acesso ao sistema de triagem do Programa Miguilim

Secretaria de Educação disponibiliza acesso ao sistema de triagem do Programa Miguilim

Portal Araxá 31/07/2025
Fies 2025: estudantes devem complementar cadastro até sexta

Fies 2025: estudantes devem complementar cadastro até sexta

Portal Araxá 30/07/2025