É possível engravidar com mioma no útero?
Social

É possível engravidar com mioma no útero?

É possível engravidar com mioma no útero?

Alexandre Silva e Silva, especialista em ginecologia, comenta sobre fatos desconhecidos sobre os miomas

De acordo com a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, (Febrasgo), cerca de 80% das mulheres brasileiras em idade fértil apresentam miomas, mesmo que assintomáticos. Ainda hoje, não há uma causa bem estabelecida para a condição, porém, ela ocorre quando as células do tecido muscular que formam o útero se multiplicam de forma desordenada, levando ao aparecimento do tumor.

O que se sabe é que, apesar de serem assintomáticos em boa parte dos casos, os miomas podem levar a problemas como o aborto e a  infertilidade, pois, podem dificultar a implantação do embrião por gerarem alterações anatômicas no útero. Porém, de acordo com o médico especialista em ginecologia, Alexandre Silva e Silva, existem inúmeras outras características dos miomas que são pouco discutidas e, até mesmo, desconhecidas por parte da população.  “É importante ter informação sobre miomas, pois o diagnóstico precoce é a indicação para o tratamento precoce, o que torna as cirurgias mais simples de realizar e com melhores resultados”, pontua.

Apesar dos problemas causados pela condição, o médico explica que o diagnóstico de um mioma não é uma sentença, pois com tratamento adequado, a qualidade de vida da mulher e os sonhos da maternidade podem ser alcançados. “É possível sim engravidar tendo mioma no útero. O que acontece é  que alguns miomas podem causar o abaulamento da cavidade uterina, tornando-a irregular e algumas vezes não favorável ao desenvolvimento de uma gestação. Por este motivo, algumas pacientes precisam ser submetidas à cirurgia para que os miomas sejam retirados e essa cavidade uterina possa retornar a sua forma habitual e preservar sua principal função, que é gestar”, detalha.

Além disso, Alexandre Silva e Silva, afirma que os anticoncepcionais, passados por um médico especializado, não são a primeira opção de tratamento dos miomas. “É importante destacar que nem sempre o anticoncepcional representa sucesso quando a intenção é o desaparecimento dos tumores. O tratamento depende da idade e dos sintomas apresentados pela mulher, do tamanho e do número de nódulos, da sua localização e dos objetivos e desejos de cada mulher. O tratamento medicamentoso é um paliativo e não vai resolver o problema por completo”, declara.

 

Sobre o Dr. Alexandre Silva e Silva

 

O Dr. Alexandre Silva e Silva, se formou em 1995 na Faculdade de Ciências Médicas de Santos em medicina. Sua especialização é em Cirurgia Minimamente Invasiva e Cirurgia Robótica. Além disso, possui certificação em cirurgia robótica em 2007 no Hospital Metodista de Houston. Certificação em cirurgia robótica single site em 2016 em Atlanta. É mestre em ciências pela Universidade de São Paulo em 2019 e foi pioneiro em cirurgia minimamente invasiva a partir do ano de 1998, dando aulas de vídeo cirurgia desde então.  É referência em videolaparoscopia e cirurgia robótica.

Social

Mais notícias da Categoria Social

Férias com mais terra e menos telas!

Férias com mais terra e menos telas!

Portal Araxá 12/01/2026
SOLIDARIEDADE: URGENTE! VAMOS AJUDA

SOLIDARIEDADE: URGENTE! VAMOS AJUDA

Portal Araxá 29/12/2025
Copasa abraça Natal Solidário e fortalece vínculo com comunidades de Araxá

Copasa abraça Natal Solidário e fortalece vínculo com comunidades de Araxá

Portal Araxá 22/12/2025
Araxá supera 33 mil atendimentos sociais e amplia cuidado às famílias em vulnerabilidade

Araxá supera 33 mil atendimentos sociais e amplia cuidado às famílias em vulnerabilidade

Portal Araxá 19/12/2025
Araxá promove Pedal Solidário pelo Dia do Laço Branco neste sábado (6)

Araxá promove Pedal Solidário pelo Dia do Laço Branco neste sábado (6)

Portal Araxá 05/12/2025
Sistema Fecomércio MG, por meio do Sesc Mesa Brasil, lança campanha Natal Solidário 2025

Sistema Fecomércio MG, por meio do Sesc Mesa Brasil, lança campanha Natal Solidário 2025

Portal Araxá 12/11/2025